Pontos de Cultura de MG realizam encontros regionais

Atividades acontecem em setembro e outubro em seis cidades do interior mineiro, além de Belo Horizonte, e apresentam resultados do programa Cultura Viva

Agentes culturais de todas as regiões do estado se preparam para os encontros regionais dos Pontos de Cultura, que acontecem nas próximas semanas em sete cidades mineiras. Em cada uma delas, as entidades que firmaram convênio com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura desde o primeiro edital do programa Cultura Viva, em 2005, irão trocar vivências, analisar os processos de transformação catalisados pelos convênios e propor ações concretas para o funcionamento da rede dos Pontos de Cultura do Estado.

Articulados pelos próprios Pontos de Cultura, os encontros regionais são preparatórios para a Teia Minas 2011, que acontece em novembro em Belo Horizonte. Na ocasião, haverá o 4º Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, quando as entidades elegem nova comissão estadual e discutem diretrizes para políticas públicas do setor, em especial o programa Cultura Viva.

Os Pontos de Cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura, desenvolvendo ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades. Somam, segundo dados de abril de 2010, 2,5 mil atividades em 1.122 cidades brasileiras, atuando em redes sociais, estéticas e políticas. O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.

A partir da aprovação em edital e assinatura de convênio, as entidades recebem o valor de R$ 60 mil reais em três parcelas anuais, por meio das quais estruturam serviços e atividades culturais e adquirem kit multimídia para registrar os processos criativos estabelecidos, compartilhando os resultados em rede. Minas Gerais tem 100 Pontos de Cultura conveniados com a Secretaria de Estado de Cultura, além de outros 67 conveniados em editais lançados pelo Ministério da Cultura entre 2005 e 2007. Existem ainda redes municipais, onde as prefeituras gerem os convênios, em Uberaba, Juiz de Fora, Governador Valadares e Contagem.

Datas e locais dos encontros regionais

Sul – data: 13 de setembro, local: Três Corações

Vales do Jequitinhonha e Mucuri – data: 16 de setembro, local: Jequitinhonha

Norte / Noroeste – data: 24 de setembro, local: Arinos

Triângulo / Alto Paranaíba – data: 24 de setembro, local: Uberaba

Zona da Mata – datas: 30 de setembro e 1º de outubro, local: Ubá

Vale do Rio Doce – data: 3 de outubro, local: Governador Valadares

Central e RMBH – data: 22 de outubro, local: Belo Horizonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 3 =