Por Raimundo Nonato Chacon
Representante de Roraima na CNPdC
A Rede de Pontos de Roraima realizou dois Eventos para comemorar o Dia do Ponto:
Dia 17, domingo, na Praça do Milênio a partir das 19 horas realizamos mostras de danças regionais e com a participação dos emboladores com objetivo de chamar atenção da nossa comunidade para a LEI CULTURA VIVA, através dos panfletos distribuídos durantes o Evento!
Dia 18 na Vidioteca do Palácio da Cultura às 19 horas reunimos cerca de quarenta pessoas, com a presença de 16 de representantes dos Pontos de Cultura e convidados, artistas e pessoas da comunidade para dialogar e refletir sobre a LEI CULTURA VIVA com objetivo de contribuir com a Frente PARLAMENTAR de Cultura.
O que queremos para Roraima, para o Norte e para o Brasil?
Todas estas contribuições estão sendo sistematizadas e serão enviadas para a CNPdC.
O nosso representante na Frente parlamentar Dep. Federal, Luciano de Castro não se fez presente.
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto se fez presente através da Conselheira de Cultura Elena Fiorete representando a Secretaria.
Questionamos sobre o repasse da primeira parcela dos 10 novos Pontos de Cultura com a representante da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos do Estado, Elena Fiorete que nos informou que tudo esta sendo encaminhado para concretização do repasse.
Ela falou de vários assuntos sobre a situação critica que estão os equipamentos Culturais do nosso Estado.
E nos falou que o Governo do Estado esta estudando junto ao Conselho a criação da Secretaria de Cultura do nosso Estado.
E com a representante da Prefeitura de Boa Vista Superindendente de Cultura da Fetec Lulia da Silva que nos falou sobre a situação dos Pontos da Rede Municipal de Cultura e fortaleceu a parceria da FETEC com a Rede de Pontos de Cultura nas nossas ações no segundo semestre.
A Unidade Cultura se fez representar pela Senhora Rosangela Bezerra que coordena a Rede de Pontos do Estado que também falou com otimismo sobre o repasse da 1ª parcela para os dez novos Pontos de Roraima e orientou os representantes presentes sobre a parte burocrática do processo de conveniamento.
O fator importante foi a participação de vários representantes dos novos pontos se integrando a nossa Rede dos 27 pontos de Cultura de Roraima.
Por aqui tudo e extremo ,nao so geografico, nao temos nada nem municipal nem Estadual e agora com este velho MINC, pois ta parecendo o MINC DO PSDB !! Estamos literalmente no EXTRMO!!
So nossa mobilizaçao para mudar esta aituaçao