Brasil propõe Programa Ibercultura Viva

INFORME DA SECRETARIA DA CIDADANIA E DA DIVERSIDADE CULTURAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA DO BRASIL

 

Os Ministros da Cultura dos países Ibero-americanos, reunidos no último dia 13 de setembro na Cidade do Panamá (Panamá), para a XVI Conferência Ibero-Americana de Ministros da Cultura, aprovaram por unanimidade a proposta do Ministério da Cultura do Brasil de criação doPrograma IBERCULTURA VIVA – Iniciativa de Fomento à Política de Cultura de Base Comunitária.

Trata-se de um projeto de cooperação técnica e financeira multilateral para fomentar o desenvolvimento cultural, econômico e social tendo como foco principal a política cultural de base comunitária, já desenvolvida em países da Ibero-América, como a experiência brasileira do Programa Cultura Viva que reconhece e fomenta iniciativas culturais, como os Pontos de Cultura, e cria uma rede orgânica de gestão e criação.

A criação do Programa IBERCULTURA já havia sido proposta na Declaração de São Paulo, assinada durante a Reunião Extraordinária de Ministros da Cultura da Ibero-América, realizada no dia 3 de outubro de 2009, em São Paulo (SP), no âmbito do II Congresso de Cultura Ibero-Americana. Este ano, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC propôs a retomada do projeto, que poderá contribuir para ampliar a cooperação e a integração da comunidade cultural Ibero-americana, por meio de intercâmbios e do financiamento de projetos.

O Programa IBERCULTURA alinha-se às diretrizes e objetivos da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, bem como aos interesses do Conselho Sul-Americano de Cultura da UNASUL, da rede de gestores culturais criada durante o 1º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, realizado em maio de 2013 na Bolívia, e dos parceiros bilaterais do Brasil na área da Cultura, tais como a Argentina e o Uruguai.

Após a aprovação na XVI Conferência de Cultura, o IBERCULTURA será analisado pela II Reunião Ordinária de Coordenadores Nacionais e Responsáveis de Cooperação, que acontecerá dos dias 15 a 17/10, na Cidade do Panamá, para posterior apreciação da XXIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estados e de Governo, que também será realizada no Panamá nos dias 18 e 19 de outubro deste ano. O tema central da XXIII Cúpula será “O papel do desenvolvimento político, econômico, social e cultural da comunidade Ibero-Americana no novo contexto global”.


Coordenação Pontos de Cultura

Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
(71) 31033413/ (71) 31033444

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 3 =