O MinC está disponibilizando o R.A.C. (Registro Aberto da Cultura), primeiro módulo do SNIIC.

Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais

O Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) tem o intuito de coletar, armazenar, e difundir os dados e informações sobre objetos culturais em âmbito nacional. O SNIIC agregará bases de dados de órgãos públicos e privados de cultura e facilitará a atualização das informações por meio de acesso remoto, formando um sistema de informações dinâmico e vivo.

O SNIIC pretende ter o maior repositório de dados sobre a cultura brasileira. Os dados serão compartilhados de forma pública e transparente, oferecendo informações estratégicas tanto para os órgãos e instituições gestores da cultura quanto para todo cidadão brasileiro.

Será realizado um processo de integração, padronização e harmonização dos cadastros culturais já existentes, que serão somados às novas informações oferecidas, não somente de órgãos públicos e instituições privadas, mas também pela sociedade brasileira.

O princípio básico do SNIIC é que cada agente cultural, órgãos e instituições, gestores ou mantenedores de objetos culturais, e qualquer cidadão brasileiro cadastre as informações que lhe são pertinentes.

Hoje estamos na etapa inicial do sistema: a coleta de dados. Estamos apresentando a versão beta do sistema aos gestores municipais, estaduais de cultura para que estes possam mobilizar os agentes locais para cadastrar os dados sobre seus objetos culturais.

Ainda em relação a esta primeira etapa, é importante entender que ela é a forma de conhecer e identificar esse universo composto pelos agentes, objetos, profissionais, e gestores da cultura. Por isso as informações são, basicamente, de identificação, localização e contato.

Após esse cadastramento inicial o SNIIC mandará e-mail’s ou SMS’s para os informantes ou mantenedores desses cadastros indicando um link onde será respondido um questionário técnico e específico para complementação das informações desse objeto cultural que foi cadastrado. Ou seja, se foi cadastrado um teatro, esse questionário perguntara sobre seus detalhes técnicos, tais como: tipo e tamanho do palco, iluminação, camarins, programação, preços, acervos (museus)….. Enfim, todas as informações importantes para que, de forma bem detalhada, se conheça esse objeto e as possibilidades de uso do mesmo. Esses questionários estão sendo criados por especialistas para cada tipo de objeto.

Como já fizemos para Palmas, no Tocantins, estamos nos programando para realizar eventos de apresentação do SNIIC nas principais cidades do país. Os agentes locais  farão a disseminação do conhecimento sobre o sistema para os agentes das cidades vizinhas criando, dessa forma, o efeito multiplicador no uso do SNIIC.

Isto feito, as informações sobre os objetos culturais de todos serão cadastradas e disponibilizadas a todos.

Fonte: Fernando Luiz Ferreira da Silva

Coordenador de Monitoramento de Informações Culturais

COMPC/CGMIC/DIEMP/SPC

Tel: (61) 2024-2200

Nota.

No dia 10/06/2013,  na Fundação Casa de Jorge Amado, aconteceu  a Oficina de Dados do Sistema Nacional de Informações de Indicadores Culturais – SNIIC. Em experiência inédita em Salvador, produtores culturais participaram e tiveram a oportunidade de  testar os primeiros módulos do SNIIC, que abrigará o cadastro básico de todos os agentes e objetos culturais brasileiros, de maneira colaborativa e aberta. A oficina aconteceu das 9h30 às 12h, na Fundação, uma realização da Representação Regional Bahia e Sergipe. A idéia é os agentes culturais cadastrem seus dados diretamente na plataforma sniic.cultura.gov.br.

Fonte: RR-BA/SE/MINC

Visite a página do MinC e acesse mais informações:

SNIIC: UMA PLATAFORMA PARA O SÉCULO 21

DIAGRAMA DO SNIIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 6 =