Relato Reunião GT TEIA Nacional

Reunião GT TEIA Nacional,  Brasília 04 e 05 de fevereiro de 2013.

 

 

A reunião do GT TEIA Nacional realizada nos dias 04 e 05 de fevereiro no Minitério da Cultura em Brasília contou com a participação de integrantes da SCDC e da CNPdC. Estiveram presentes pela SCDC Márcia Rollemberg, Antônia Rangel, Débora Lobo, Zildelene Medeiros e pela CNPdC Leila Lopes, Fábio Carvalho, Leandro Anton, Raimundo Chacon e Teotônio Roque.

Foram quatro turnos de trabalho neste encontro e que tiveram debates conforme relato abaixo:

 

Manhã de 04 de fevereiro de 2013, segunda-feira.

A abertura do encontro teve falas da SCDC e da CNPdC contextualizando suas participações e também o entendimento inicial do trabalho que o GT TEIA Nacional terá que desempenhar para alcançar primeiro uma minuta para construção do projeto, segundo o projeto finalizado e finalmente chegar ao Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e a TEIA Nacional, que a princípio será em 2013.

Neste turno cabe registrar algumas falas que estão a seguir:

 

Segundo Antônia Rangel, no encontro que teve com a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura durante o Seminário do Redesenho em Dezembro de 2012 em Brasília, ela sugeriu à Comissão trazer para este encontro, que seria realizado com o GT TEIA Nacional, uma proposição para a TEIA 2013. Como não houve este entendimento pela comissão, segundo ela, trabalhamos a partir da minuta proposta pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MINC.

Diante da nova realidade da Secretaria de Cidadania Cultural, que passou a incorporar os programas da extinta Secretaria de Diversidade Cultural, a próxima TEIA Nacional terá de expressar esta nova dimensão da Secretaria, por isto a proposição da TEIA da Diversidade como nome por parte do Ministério da Cultura. Antônia também informa que o MINC irá também incorporar a TEIA a experiência do Circuito Cultura Viva  realizada pelo Ministério na Rio + 20.

 

A Secretária Márcia Rollemberg reforça que o ano de 2013 tem na TEIA a afirmação e o momento alto de uma agenda positiva para o Programa Cultura Viva. E com a nova dimensão da Secretaria, pois enquanto os Pontos de Cultura em sua essência abarcam a diversidade, as setoriais estão constituídas em uma dinâmica que em sua totalidade representam a Diversidade, mas cada segmento possui sua própria conferência e que hoje totalizam nove conferências distintas. Será um grande desafio esta nova realidade de ser Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, ou seja, integrar os segmentos exercendo a transversalidade, algo que a experiência dos Pontos de Cultura acumula oito anos de prática deste desafio.

 

Assim, a Secretária entende que a TEIA será o momento de demonstrar que há um outro contexto, num primeiro momento mostrar que há uma atitude mais proativa, num segundo momento temos que institucionalizar o programa e existe o tercerio momento que é a Conferência Nacional de Cultura, segunda sua leitura, na abertura dos trabalhos da reunião do GT TEIA Nacional. É um ano para dar início a nitidez e forma destes diálogos, conclui.

 

Ressalta também que há a necessidade de reforçar todo o processo participativo, pensando na TEIA 2013 como uma TEIA que traz nova dimensão ao Programa Cultura Viva, com um dos desafios conseguir se consolidar como uma política nacional de base comunitária do sistema nacional de cultura e a outra trazer as dimensões das políticas setoriais que são políticas específicas e que possuem todo um processo participativo e de conferências para dentro da TEIA integrando elas, pois a secretaria trabalha com o geral e específico. Como lidar a partir desta nova realidade da secretaria com os Conselhos dos segmentos da diversidade e suas conferências?

 

Márcia também deseja garantir ao menos duas reuniões de toda a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura para este ano. Informa que em fevereiro haverá também reunião do Ministério com os gestores públicos e também uma outra reunião que será com os Secretários de Cultura dos Estados.

 

Há a necessidade de institucionalizar as instâncias de gestão participava do programa, há necessidade de modelar isto, pois são 27 estados, 27 capitais e mais as regiões metropolitanas como áreas focais do programa o dá a grandiosidade do desafio. Portanto, como operar e manter a essência do programa implementando instrumentos e instâncias mais formais, definição e clareza de conceitos, publicização desta informação, pois a adesão deste programa implicará adotar uma série de metodologias, de princípios e de valores que terão de estar garantidos na implementação e gestão do programa nos estados e municípios e outro importante processo é como que ampliamos a participação no programa a nível da comunidade, qual é a relação que o ponto de cultura estabelece com a comunidade, qual é a participação dela nas decisões  e execução dos planos de trabalho, controle social do programa, pois alguns pontos de cultura fazem relações e estabelecem formas de controle social, de participação, mas há muitos que se tornaram uma elite na comunidade, e ele se fechou nele mesmo. Neste processo de institucionalização precisamos valorizar o controle social e a democratização da gestão pública e consequentemente das políticas públicas.

 

Da parte dos integrantes do GT TEIA Nacional que são da CNPdC, um de cada região, no total de cinco integrantes presentes neste primeiro encontro, o entendimento é que com a história da estadualização das TEIAS tornará a TEIA Nacional a mais difícil de todas de ser realizada, pois há um grande desconhecimento do que é o programa cultura viva e o que é a Rede dos Pontos de Cultura por parte dos novos pontos e principalmente por parte dos gestores públicos. Neste ponto, no sentido de manter a essência do programa cultura viva e de seu grande evento, que é o fórum Nacional dos Pontos de Cultura e a TEIA, a sugestão de nome como TEIA da Diversidade por parte do Ministério não dá conta desta essência, assim, Fábio lembra do conceito de DO-IN Antropológico apresentado por Gil Berto Gil no lançamento do programa em 2003 e sugere que o nome da TEIA incorpore a expressão DO-IN, por ser este um momento de afirmação do programa cultura viva e também de definição de seus rumos a partir do redesenho e que a TEIA deve ser este ponto alto ou divisor de águas.

 

Da mesma maneira todos reforçam que não há possibilidade de retroceder em participação na relação com a TEIA Fortaleza, isto significa que nesta TEIA todos os pontos de cultura já conveniados, vigentes ou não, devem estar presentes e o que pode ser alterado é o número de delegados que comporão o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura a partir de uma metodologia a ser construída que respeite uma proporcionalidade na rede hoje existente evitando distorções por regiões, que garanta representatividade política, territorial e temática, como sugerido pela SCDC, mas que este processo, no entendimento dos presentes pela CNPdC deve ser construído a partir de agora e que isto deve se refletir nos fóruns estaduais que serão realizados preparatórios ao TEIA Nacional, antes da TEIA Nacional, realidade nova no processo em sua totalidade. Portanto, teremos dois momentos, um os dois primeiros dias Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que seus delegados serão tirados nos Fóruns Estaduais que pela primeira vez todos serão realizados em cada Estado e como parte do processo preparatório ao Fórum e TEIA Nacional, e que esta parte poderá ser mais enxuta, o que também pode contribuir para os debates e construção do documento do fórum nacional. O segundo momento que será de três dias que é o encontro, a TEIA, e esta terá de ter a presença de todos os pontos de cultura do país, não há possibilidade de alterar esta participação, o fato que se apresenta e que deve ser revisto nas discussões que irão acontecer na CNPdC é que não mais dois por ponto irão a TEIA e sim um além das mostras e das ações que terão também integrantes dos pontos de cultura e que darão maior participação no encontro.

 

Leandro registra que a participação da CNPdC nesta primeira reunião será muito mais de ouvir as ideias já elaboradas, mesmo que iniciais, pela SCDC e enfatiza que a minuta apresentada é uma construção até o momento exclusiva da SCDC e que ela ao final deste primeiro encontro será acrescida de contribuições de representantes da rede dos pontos de cultura muito mais pelo seu conhecimento da trajetória dos TEIAS e não fruto do debate necessário para a validação das propostas, o que será feito a partir do relato desta reunião e da nova versão que a minuta terá ao final do encontro.

 

Neste momento inicial os representantes da CNPdC solicitaram a Secretária Márcia a presença ao menos na reunião dos Secretários de Cultura dos Estados a participação de um dos cinco integrantes do GT TEIA Nacional, por parte da CNPdC, para reforçar a importância da TEIA e contribuir assim com o processo de escolha de onde será a próxima TEIA Nacional, algo ainda indefinido.

 

Também foi dito que como anunciado por Márcia Rollemberg o esforço da SCDC viabilizar ao menos duas reuniões da CNPdC em Brasília e que uma delas será em março, que esta reunião seja o momento de validação e de finalização do projeto TEIA Nacional, ou seja, uma das pautas desta reunião será o projeto.

 

Ao final da manhã foi estabelecido os debates que teriam de ser feitos nos outros turnos de trabalho, a começar pela tarde de hoje conforme segue:

 

 

Pauta para a tarde:

– Temas dos seminários e dos diálogos.

– Pensar as representações dos pontos de cultura.

– Estruturação

– Fazer os fóruns dos pontos de cultura  antes da TEIA Nacional.

 

 

Tarde do dia 04 de fevereiro de 2013, segunda-feira.

A abertura dos trabalhos da tarde foi feita com a leitura completa da minuta elaborada pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural para a TEIA Nacional 2013, o que não havia sido feito na abertura da reunião na parte da manhã, pois o documento estava em uma versão desatualizada.

A leitura foi feita em conjunto por todos os presentes com o objetivo de subsidiar as discussões de estruturação de uma proposta inicial para a TEIA por parte do GT TEIA Nacional. Esta estrutura passará ser a nova Minuta que será trabalhada tanto pela SCDC como pela CNPdC, reforçando que este documento não é o projeto final e tão pouco o projeto da TEIA Nacional, mas sim um documento para dar início à construção do projeto TEIA Nacional que buscará ser aprovado por SCDC e CNPdC até o início de abril, após a reunião que irá acontecer nos dias 26, 27 e 28 de março em Brasília entre a CNPdC e a SCDC.

Após a leitura foi iniciada discussões e reflexões sobre as representações que devem compor a TEIA Nacional e o Fórum Nacional dos Postos de Cultura. Entre as questões que já haviam sido suscitadas na parte da manhã pela SCDC aos integrantes do GT e que são da CNPdC, as mais estruturantes foram:

●     Representatividade no fórum territorial, política e temática.

●     São atualmente 27 redes estaduais; 56 redes municipais; 1 rede cultura saúde (GHC RS); 1 rede de universidade (FURG RS); Rede Indígena de Pontos de Cultura; Pontos de Memória; Pontos de Leitura e Pontos de Bens Registrados.

●     1015 municípios atualmente tem pontos de cultura;

 

Ter um fórum que garanta todos os municípios presentes, toda a diversidade, e que garanta um equilíbrio entre regiões. Um dos desafios será estabelecer a proporção de representatividade no Fórum Nacional dos Pontos de Cultura de acordo com a realidade atual da rede de pontos de cultura nacional buscando evitar uma distorção em números que está expressa na atual distribuição dos pontos de cultura no nosso território conforme pode ser analisada abaixo:

 

Sudeste: 1400 pontos de cultura; 4 Estados; 1668 municípios;  80.353.724 habitantes; 924.500 km².

Nordeste: 1235 pontos de cultura; 9 Estados; 1794 municípios; 53.591.197 habitantes; 1.558.000 km².

Sul: 477 pontos de cultura; 3 Estados; 1191 municípios; 27.384.815 habitantes; 576.400 km².

Centro oeste: 290 pontos de cultura; 4 Estados e o DF; 606 municípios; 14.058.094 hanitantes; 1.612.000 km².

Norte: 260 pontos de cultura; 6 Estados; 312 municípios; 15.801.472 habitantes; 3.870.000 km².

 

Como exemplo visto durante a reunião também vimos a seguinte situação olhando com maior detalhe a rede do Sudeste:

 

– São Paulo tem 705 pontos de cultura, um a cada 58.000 habitantes.

– Rio de Janeiro tem 462 pontos de cultura, um a cada 34.000 habitantes.

– Espírito Santo tem 33 pontos de cultura, um a cada 100.000 habitantes.

– Minas Gerais tem 200 pontos de cultura, um a cada 102.500 habitantes.

 

Comparando esta situação da média de pontos de cultura por habitante com um Estado da Região Norte:

– Rondônia tem 20 pontos de cultura, um a cada 22.000 habitantes.

 

Manhã do dia 05 de fevereiro de 2013, terça-feira.

 

Questões importantes para o debate de construção do projeto e que foram destacadas neste turno:

 

Legado do TEIA e seu processo para a Cidade/Região que receber o evento. Este legado, sugerido por Leila, diz respeito tanto a espaço que seja constituído durante o processo na Cidade e que tenha importância para a realização da TEIA 2013 e que ao final permaneça em funcionamento para a rede de pontos da Cidade. Também que se aproveite o processo de construção da TEIA e faça com a rede de Pontos de Cultura da Cidade e também quem sabe do Estado cede oficinas de formação que fortaleçam a constituição da rede local e também das ações da rede local.

 

Mostra artística: há uma sugestão da SCDC de criar um edital de seleção para a mostra artística e que neste edital esteja o valor completo da apresentação, ou seja, valor de passagens, de cachê e outras despesas, exceto hotel, que seria já disponibilizado pela organização da TEIA. Esta situação na intenção da SCDC é dar maior autonomia aos grupos que estarão na mostra bem como aliviar a carga logística da organização do evento, pois a forma de proceder do Estado é bastante rígida nestes momentos. Porém, há obstáculos neste procedimento como foi registrado por Fábio, Chacon e Leila, que muitos dos grupos por não possuírem produtores e tão lidarem com aquisição e reservas de passagens e outras situações, podem acabar por não conseguirem viabilizar suas vindas.

È importante pensarmos sobre esta proposta e também se as redes locais juntamente com as regionais do MINC não possam dar suporte a grupos que tenham dificuldade em operacionalizar a logística para o grupo estar se apresentando na TEIA, pois a ideia do edital é bastante interessante como instrumento para a seleção da mostra artística.

Importante lembrar que o edital deve dar conta tanto da mostra da rede dos pontos de cultura bem como do Brasil Plural, pois esta é a nova dimensão da Secretaria e do programa.

 

Mostra das ações – na TEIA Fortaleza foi realizada a TEIA das ações que permitiu a ampliação da participação dos pontos de cultura em número de pessoas por ponto, pois todos os pontos de cultura que tiveram prêmios e projetos aprovados puderam ter representações nos diálogos que a TEIA das ações promoveu para cada uma. A posição da SCDC é de que é inviável o formato de Fortaleza. Leandro questionou esta inviabilidade, pois se há o entendimento de que a TEIA 2013 deve revigorar o programa cultura viva e dar a nova dimensão da Secretaria é fundamental não pensar somente sobre o número de participantes, mas principalmente dar visibilidade a diversidade e amplitude que o programa cultura viva, que a SCDC e que a rede dos pontos de cultura desenvolve e que os investimentos feitos por editais posteriores a TEIA Fortaleza tem resultados que não só justificam reedições de editais como é fundamental aumentar os investimentos.

Portanto, o encaminhamento é de buscar junto aos planos de trabalho dos editais que previram encontros fazer uso deste recurso para promover não só mesas de diálogos como também o encontro destas ações aumentando assim o número de participantes e potencializando também as mostras e todos os momentos de atividades com o resultado destes editais/ações/prêmios e para isto não se resume isto a exposições, mas a presença destes grupos que executaram os projetos e que na sua grande maioria estão na rede dos pontos de cultura.

Num rápido levantamento foram citados pontinhos de cultura, interações estéticas, mídias livres, rede cultura e saúde, jovens agentes de cultura, como editais que possivelmente previram recursos para realização de encontros para fazer mostras e discussões dos resultados destes prêmios, e que se confirmando esta previsão estará se garantindo esta “prestação de contas” da acertada política do Programa Cultura Viva e revigorando ele nesta TEIA 2013. Fábio também trouxe a sugestão de incorporar muitas destas ações na mostra artística, aquelas que tiveram características que se encaixam dentro do formato da mostra artística, lembrando que nem todas se propuseram a produzir resultados que se encaixam no formato mostrar e tem relevância para diálogos, oficinas e seminários que venham a ser realizados na TEIA.

Este é outro ponto a ser aprofundado e dado formato para constar do projeto TEIA 2013 a ser finalizado até o início de abril. Reforçando a importância que isto deve dialogar com o Brasil Plural e as setoriais, o que durante esta primeira reunião ficou bem consensuado que os seminários são o melhor espaço para exercer nesta TEIA o processo de integração e de transversalização das especificidades para dar visão global do Programa Cultura Viva.

 

Fórum Nacional dos Pontos de Cultura – processo a partir da realização de Fóruns e TEIAs Estaduais que sejam preparatórios ao nacional. Neste ponto necessita haver um temário que seja comum a todos estes encontros preparatórios para que sejam encaminhadas resoluções para serem discutidas e que elas resultem num documento que dê conta do futuro do Programa Cultura Viva. Até a última TEIA houve muitos estados que tiveram de fazer seus fóruns estaduais durante a TEIA Nacional além de ter o entendimento que todo ponto de cultura tinha delegado no fórum nacional dos pontos de cultura. A partir da estadualização do programa há uma nova realidade que para a próxima TEIA já deve refletir uma nova metodologia e formatação do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. Este fluxograma e organograma de como está hoje a rede, suas instâncias e como se compõem os espaços decisórios são fundamentais para este trabalho de ajuste, isto irá contribuir para gerar o critério de definição de delegados para o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.

 

Local – Quais os critérios para a definição do local de realização da TEIA?

 

 

 

Tarde do dia 05 de fevereiro de 2013, terça-feira.

 

A proposição do nome da TEIA Nacional 2013 a partir da nova dimensão da Secretaria e também com a preocupação de ser a TEIA de transição do programa e também da Secretaria, dar visibilidade na essência do Programa Cultura Viva, assim, o nome que sai para a validação para o encontro de março com a Comissão Nacional é:

 

 

TEIA Brasil 2013 – DO-IN na Diversidade

 

Conceitos/Temas:

– Participação e Controle Social

– Cidadania e Diversidade

– Visibilizar o protagonismo da cidadania na diversidade.

 

Indicativo de data:

De 13 a 17 de novembro de 2013 indicativo da data para a TEIA Nacional.

 

Dois dias destinados ao Fórum Nacional dos Pontos de Cultura que serão os dois primeiros dias e três dias para a TEIA já com a definição e composição da nova Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.

 

Há três possibilidades de escolha para o lugar:

 

1- definir o local no GT TEIA Nacional da próxima TEIA e correr atrás;

2- fazer um chamamento público para definir o local;

3- anunciar a realização da TEIA Nacional 2013 na reunião dos gestores públicos e principalmente na reunião dos Secretários Estaduais de Cultura, que será nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2013 em Curitiba, e ver qual ou quais secretários demonstram interesse em receber a TEIA Nacional.

 

Possíveis Estados para receber a TEIA Nacional:

Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

 

Público: Indicativos

– 3100 pontos (1500 participantes no Fórum dos Pontos de Cultura, levando em conta a representação territorial, temática e política, realizado em dois dias, preferencialmente nos dois primeiros dias).

– 750 Brasil plural – Segmentos da Diversidade (Ciganos; LGBT; Cultura Popular; Mestres e Griôs; Povos de Terreiro; Hip Hop; Mulheres; Juventude; Cultura da Infância; Indígenas; Idosos; Pessoas com Deficiência; Pessoas com transtornos Psíquicos e Pró Capoeira;

– 170 Gestores Federais, Estaduais e Municipais

– 500 Artistas

– Convidados

 

Obs. 1: Verificar Pontos Indígenas; Pontos de Memória; Pontos de Leitura e Pontos de Bens Registrados.

 

Obs. 2: Verificar a possibilidade de encontros na TEIA Nacional dos Pontinhos de Cultura, Interações Estéticas, Pontos de Mídias Livre e Cultura e Saúde. Estes encontros a intenção é viabilizá-los a partir de recursos que estavam ou estão previstos nos convênios. Recursos estes que já estavam gravados para viabilizar o encontro destes prêmios ou ações e que ainda não tenham sido realizados para que o sejam na TEIA Nacional, aumentando a participação de integrantes da Rede dos Pontos de Cultura para além de um por ponto.

 

Obs. 3: O encontro do Interações Estéticas também tem a importância de incrementar a mostra artística da TEIA, uma vez que várias residências geram produtos de mostra e de segmentos variados.

 

Obs. 4: o número de Pontos de Cultura irá se alterar até a data limite para as inscrições para a TEIA. Fica a necessidade de estabelecer esta data limite para inscrição, que depende ainda da confirmação da data da TEIA Nacional, e há também outros critérios que terão de ser definidos para tirada de delegados para o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e para a participação na TEIA. Um dos critérios para o Fórum Nacional é ter participado do Fórum Estadual dos Pontos de Cultura de cada unidade da Federação, pois será neste fórum que serão retirados os delegados para o Fórum Nacional, numa perspectiva de tornar o fórum mais enxuto e não mais na lógica de ter um delegado por ponto de cultura no Fórum Nacional, mas sim de ter esta metodologia para o Fórum Estadual e neste haver uma outra proporcionalidade.  O indicativo inicial, caso ocorra a TEIA em Novembro, estariam sendo encerradas as inscrições dentro do mês de agosto. Para isto haverá a necessidade de realizar os Fóruns e TEIAS Estaduais até o mês de agosto deste ano para que a metodologia de construção do quórum do Fórum Nacional e das resoluções para discussão e aprovação no Fórum Nacional tenham sido encaminhadas para a elaboração do documento base do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura da TEIA Nacional 2013.

 

Obs. 5: Na TEIA Nacional, que são os três últimos dias, mantem-se a participação de todos os pontos de cultura conveniados ou já conveniados, mas apenas com um por ponto e não mais com dois por pontos como foi na TEIA Nacional Fortaleza.

 

Obs. 6: Conforme já mencionado na observação 4, haverão Fóruns Estaduais dos Pontos de Cultura e em muitos Estados TEIA Estaduais, antes da TEIA Nacional. Esta

 

Realização:

Ministério da Cultura e Gestão Compartilhada

 

Parceiros:

– Secretarias Estaduais de Cultura

– Ministérios

– Sistema S

– Sistemas Públicos:

●     Sistema I – IPHAN; IBRAM; IBGE, IPEA, Institutos Universitários….

●     Sistema U – Universidade Federais

●     Sistema F – Fundações (Fundações Universitárias, FUNAI, FUNARTE, Fundação Palmares, Fundação Biblioteca Nacional, …)

●     Sistema A – Agências Nacionais

●     Há também a rede de Arquivos Históricos

 

Possibilidade de Atividades a serem realizadas durante a TEIA Nacional:

Reforçando a ideia de ser uma TEIA que dará novos rumos ao Programa Cultura Viva, a Secretaria de cidadania e Diversidade Cultural e a Redes dos Pontos de Cultura e constituição de suas representações, é fundamental que os três dias destinados ao encontro geral tenham atividades de integração de toda a rede e que abarquem a nova dimensão da secretaria, pois há rede ampliou e está extremamente renovada, portanto necessita de maior espaço durante o encontro de momentos de diálogos, trocas e formação e menor ênfase, proporcionalmente falando, a mostra artística.

Com este horizonte foram elencadas algumas proposições de atividades e de metodologia para a TEIA 2013 que devem ser consolidadas e validadas:

 

 

Diálogos da Diversidade: – Sugestão de horário todas as manhãs:

– Seminário de Participação e Controle Social

– Seminário de Integração e Transversalidade Ministerial

– Seminário Legislação e Diversidade

– Seminário Internacional Cultura Viva Comunitária

 

Oficinas:

– Prestação de Contas

– Elaboração de projetos

– Cultura Digital

– Oficinas lúdicas

 

Rodas de Conversa:

 

Mostra Artística da Diversidade: horário entre turnos e noturno e espaços com programação permanente.

– Mostra permanente de audiovisual – Sala de Cinema Permanente

– Intervenções urbanas

– Contação de histórias

– Apresentações Artíticas – palcos

 

Encontros: – Sugestão de horário parte da tarde

– Pontinhos de Cultura

– Interações Estéticas

– Mídias Livres

– Cultura e Saúde

– Jovens Agentes de Cultura

 

Materiais de Comunicação:

01 Livro com CD-ROM sobre a história das TEIAs;

01 Livro da programação e na pare central um mapa da TEIA Brasil 2013 – DO-IN na Diversidade;

01 folder com a programação da TEIA 2013 e que aberto torna-se também um Cartaz;

01 pen drive com filmes (também disponíveis na internet para download), sobre o evento;

 

Legado TEIA para a Cidade que Recebe o Evento:

Na manhã do dia 05, foi trazido por Leila a situação de que a TEIA deixe um legado material, físico  e também de  formação para os pontos e organizações da cidade/região que recebe o encontro, o marcará a passagem do processo pela cidade que recebe o TEIA.

 

Estrutura

 

Leila Sugeriu que o TEIA 2013 tem que ter um espaço creche. No qual foi muito debatido pelas pessoas presentes na reunião. por estrutura, segurança e responsabilidade para a organização do Evento…

Como argumentação Leila Sugeriu que se pensasse que este espaço creche também poderia ser um legado para a cidade, para o bairro, buscar via Programa do MDS sobre ampliação das creches no Brasil.

Antônia ficou de verificar as possibilidades.

 

AGENDA:

– 26, 27 e 28 de março encontro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura em Brasília.

– 25 e 26 de fevereiro reunião com os gestores públicos na Bahia.

 

– Participação na reunião dos Secretários de Cultura dos Estado dias 27 e 28 de fevereiro em Curitiba.

 

– Haverá reunião com os pontões, a princípio em Abril e em Brasília.

 

Ao término da Reunião os Representantes da CNPDC dialogaram e após fazerem uma análise sobre perfis e disponibilidade, mas pricipalmente perfil, indicaram Teotonio Roque para participar enquanto GT TEIA da CNPDC, na reunião dos Secretários de Cultura que será realizado no dia 27 e 28 de fevereiro em Curitiba. Função reforçar a Importância do TEIA 2013 e do programa Cultura Viva.

 

 

Relato elaborado pelos integrantes da no GT TEIA Nacional (Leandro Anton – Região Sul; Fábio Carvalho – Região Sudeste; Leila Lopes – Região Centro Oeste; Teotônio Roque – Região Nordeste e Raimundo chacon – Região Norte).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 3 =