I Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde

Prezados Pontos de Cultura

A Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e a Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, dentre outros parceiros, têm a honra de convidá-lo a participar da PROGRAMAÇÃO I SEMANA CULTURA E SAÚDE que ocorrerá nos dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2012, no Rio de Janeiro (RJ).

A Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde visa promover o intercâmbio, o diálogo e o aprendizado compartilhado entre cidadãos, profissionais, gestores e sociedade civil organizada que colaboram nas áreas da saúde, da cultura, da educação, do meio ambiente, do desenvolvimento científico, tecnológico e social, em busca da melhoria da qualidade de vida e da promoção da participação social.

Três eventos compõem a Semana: o I Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura, o VIII Simpósio de Ciência, Arte e Diversidade em Saúde e o I Conexão Internacional Saúde e Cultura. Os mesmos têm como finalidade mapear, mobilizar e estimular a reflexão crítica e sistematizada sobre as interações existentes entre estes campos. Entre os resultados, é esperada a construção colaborativa dos princípios e diretrizes de ação para a Rede Saúde e Cultura, iniciativa da Fiocruz e do Ministério da Cultura (MinC).

A programação prevê a apresentação de práticas e manifestações artísticas culturais, rodas de conversa, troca de experiências e celebrações da saúde, além de experiências em economia solidária e exposições de produções artísticas.  O evento acontecerá com a “ocupação” de espaços públicos em três locais: 3/12 – Cinelândia e Palácio Capanema, 4/12 – Fiocruz Campus, Manguinhos, 5/12 – Hospital Psiquiátrico Dra. Nise da Silveira, Engenho de Dentro.

A peça o Auto da Paixão da Drª. Nise da Silveira, dirigida pelo médico e ator Vitor Pordeus, inicia as atividades no dia 03/12. O médico-ator e Marcos Matraca serão os mestres de cerimônia e também atuarão promovendo a integração entre os grupos de teatro de rua na Cinelândia.  Em cortejo, os grupos seguirão em direção ao Palácio Capanema, onde estará montada a Feira da Saúde. Nesse dia, a participação em atividades será por meio de pequenos esquetes ou apresentações de teatro, música, dança e outros que podem ser integradas ao Auto da Paixão da Dra. Nise da Silveira ou na Feira da Saúde (máximo de 10 minutos). Exposições de produtos e de práticas integrativas e culturais de cuidado também estão previstas na Feira de Saúde e Cultura.

A ocupação do campus da Fiocruz, especificamente, da ENSP – Escola Nacional de Saúde Pública será no dia 04/12. Uma celebração artística cultural marcará o início das atividades do dia e em espaço próximo a ENSP acontecerá local da Feira de Saúde e Cultura, que abrigará, entre outros, exposição de produtos e de práticas integrativas e culturais de cuidado.

Na tarde do segundo dia, grupos de trabalho estarão reunidos para discutir a estruturação colaborativa da Rede Saúde e Cultura, foram definidos nove eixos temáticos – Práticas Tradicionais em Saúde; Práticas integrativas e complementares em saúde; Equidade em saúde e cultura; Saúde Indígena; Saúde Mental; A Arte e o cuidado à saúde (promoção, prevenção e reestabelecimento da saúde); Controle social, participação e solidariedade; Acesso a conhecimentos e expressões culturais tradicionais e Necessidades de formação para apoiar a gestão, os serviços e as práticas na interface saúde e cultura. Os interessados devem inscrever previamente no endereço http://www.saudecultura.fiocruz.br/encontro/

No terceiro e último dia as atividades serão desenvolvidas no Instituto Municipal de Atenção a Saúde Nise da Silveira (antigo Centro P. Pedro II), localizado no Engenho de Dentro. Cortejos artísticos, rodas de conversa e apresentações de teatro, música, dança, estão programadas para a manhã do dia 05/12. No período da tarde haverá a Plenária Final com a apresentação das propostas dos grupos de trabalho e após a Festa De Nise, com apresentações culturais ao dom de banda e DJ.

Em anexo segue a programação do evento.

Forneceremos alimentação e transporte para os Pontos de Cultura que desejem participar com atividades nessa programação.  Assim, pedimos a gentileza de preencher o cadastro no link abaixo, até o dia 31/10.

Estamos à disposição para qualquer dúvida e/ou sugestão,

Att.

Comissão Organizadora

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 5 =