Pontão DIVULGA: participação no Projeto RIO em Managua/Nicaragu (8 a 11 de março)

PROJETO RIO – Redes, Integração e Organização do Setor Cultural na América Latina
Reunião presencial em Manágua, Nicarágua – 08 a 11 de março de 2012
Para mais informações, acesse: http://proyectorio.org/consulta/
Proyecto RIO é uma iniciativa que busca promover a articulação entre redes e projetos culturais colaborativos da América Latina.
Este objetivo será cumprido através do mapeamento das experiências colaborativas mais significativas em curso, da sistematização e conceituação desses atores e processos, e da dinamização de intercâmbio e troca de conhecimento entre os mesmos.
O Proyecto RIO parte do reconhecimento de que há  atualmente um grande número de atores e alianças no continente que  constituem um movimento de redes culturais.
Neste contexto, propõe um programa de quatro anos, que articula ações  que dêem visibilidade e fortalecimento a seus gestores, trocas de  conhecimento entre as principais experiências e promoção de novas  sinergias no âmbito do continente e das relações Sul-Sul. Pretende-se,  assim, contribuir para a articulação regional e o fortalecimento do  movimento cultural latino-americano.
O projeto está sendo desenvolvido de forma aberta e colaborativa. O documento está em consulta aos interessados até dia 02/03. A plataforma é bilingue (espanhol e português) e através dela se poderá enviar sugestões, propostas e contribuições. Quem quiser acessar e contribuir poderá fazê-lo através da plataforma: http://proyectorio.org/consulta/
O projeto RIO terá como resultados e objetivos a promoção de intercâmbios e parcerias presenciais e virtuais entre redes de cultura na américa latina, a realização de estágios, encontros e outras iniciativas de integração entre as redes culturais do continente.
A rede dos Pontos de Cultura do Brasil é uma das experiências que inspira e anima esta iniciativa. Neste sentido, o Pontão de Articulação da Comissão Nacional de Pontos de Cultura estará participando deste encontro. Alexandre Santini, membro da Coordenação de Pontão, foi convidado a participar de reunião presencial do Projeto RIO em Managua, Nicaragua, que se realizará de 08 a 11 de março de 2012. Após a reunião dará continuidade a esta visita realizando encontros e outras atividades de integração com organizações culturais da Costa Rica, Guatemala e El Salvador.
Este processo será amplamente documentado e relatado com objetivo de socializar as informações e os contatos com a redes dos pontos de cultura do Brasil.
Convocamos a tod@s os blogueiros, militantes da cultura digital, midialivristas, ativistas da comunicação livre e colaborativa a contribuir com a iniciativa de comunicação compartilhada desta visita e destas atividades. Pretendemos elaborar relatos frequentes de todas a programação, e convocamos tod@s a difundir e compartilhar estes conteúdos em suas plataformas e redes virtuais.
Pontos de Cultura Sem Fronteiras, para além das Fronteiras. Colaborem e participem desta iniciativa em prol da integração cultural latino-americana!
Saudações Solidárias,
Equipe Pontão CNPdC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 9 =