“Dia do Ponto” no Pará

“Dia do Ponto” no Pará mobilizou movimentos sociais e meios de comunicação

por Nilton Silva

No Pará, o “Dia do Ponto”, mobilização nacional em defesa do Programa Cultura Viva, contou com a participação de vários movimentos socioculturais, mestres da cultura popular, estudantes, parlamentares, empresas, tuxáuas e meios de comunicação. As mobilizações foram concentradas em Belém (regiões metropolitana, nordeste e Marajó) e em Marabá (regiões sul e sudeste). As atividades começaram no dia 17 e foram até o dia 19 de abril.

 Em Marabá, foi utilizada como tática dar ampla repercussão nos meios de comunicação, culminando com uma audiência pública na Câmara de Vereadores. O município de Marabá foi escolhido como centro das mobilizações nas regiões sul-sudeste porque vários membros da CNPdC, de pontões de cultura e tuxáuas estavam em atividades do movimento de pontos nestas regiões. Marabá, além de ser a principal cidade, tem cinco canais de televisão, quatro rádios e três jornais com audiência e repercussão regionais. É, ainda, sede do Pontão de Cultura Pororoca da Cidadania, de dois pontos de cultura, três cineclubes, cinco infocentros e tem campus da UFPA (Universidade Federal do Pará). É também, estrategicamente, o município de mais fácil acesso para os pontos de cultura das regiões sul-sudeste.

As atividades do Dia do Ponto começaram no dia 17 e continuaram até o dia 19, sendo que em todas elas foram lidas a Carta Aberta à Presidente Dilma e o recolhidas assinaturas no abaixo-assinado pela aprovação da Lei Cultura Viva. Entre as atividades realizadas, destacamos as seguintes:

No dia 17 abril os pontos de cultura e movimentos socioculturais reunidos em Xinguara, na oficina de audiovisual da Redecom Comunicação e Cultura em Rede Amazônia, manifestaram apoio à mobilização e programaram rodas de diálogos e nos municípios de Xinguara, Floresta do Araguaia e Pau D´Arco. Os damais participantes decidiram somar esforços nas atividades em Marabá.

 No dia 18 foram entregues releases e feitas entrevistas ao vivo sobre a Mobilização Nacional dos Pontos de Cultura do Brasil, televisões Bandeirantes/RBA; Record e Rede TV; nos jornais Opinião, Correio do Tocantins e Estado de Carajás; e na rádio Clube de Marabá. Os membros da CNPdC, pontos e pontões de cultura revezaram-se para as entrevistas entre os canais de comunicação; Na tarde de segunda-feira, foi realizadas a “Tarde do Livro Amigo”, na praça do Bairo da Liberdade, com apresentações culturais, exposições de livros e fotografias, varal poético e recitais; Em Belém, foi realizada reunião com a Chefia da Representação Norte do Ministério da Cultura. Ver Ata aqui.

No dia 19 de abril, a mobilização do Dia do Ponto continuou com a realização de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Marabá. Pontos de cultura das regiões sul e sudeste, movimentos socioculturais, estudantes parlamentares, mestres da cultura popular e tuxáuas participaram de Audiência, realizada na manhã de terça-feira, na Câmara de Vereadores de Marabá. Mestre Zé do Boi, com seu pandeiro e voz de puxador de toada de boi, fez a saudação de abertura e de encerramento. Estudantes apresentaram trabalhos de artes plásticas no encerramento da Audiência. Os vereadores aprovaram moção coletiva a ser encaminhada à Câmara Federal em apoio ao projeto de Lei Cultura Viva e um requerimento colocando nos anais da Câmara de Marabá a Carta Aberta à Presidente Dilma. Também ficou pactuado que a cada três meses a Câmara fará audiência pública para discutir as temáticas do Programa Cultura Viva. Foi produzido um vídeo sobre a Audiência Pública em Defesa do Programo Cultura Viva. As atividades continuaram com a Mobilização no Campus Universitário da UFPA/Núcleo de Artes–Marabá com coleta de assinaturas; Mobilização Cultura Viva na Aldeia Xikrin Cateté, durante o dia todo, com mostras artísticas; e finalizou com o Ato de Adesão a Lei Cultura Viva na Assembléia Geral da Associação dos Artistas Plásticos de Marabá, na noite de terça-feira.

Foram articulados como pontos permanentes de coleta de aassinatura o Galpão de Artes de Marabá, a Galeria Vitória Barros e campos da UFPA. A empresa Midiart (Marabá), que apoiou o movimento doando outdoor e banner, garantiu que vai continuar apoiando a campanha com novas doações.

Acesse um vídeo que mostra uma das ações do Dia do Ponto no Pará: http://www.youtube.com/watch?v=A1oTg04Pdng

As atividades do Dia do Ponto no Pará foram realizadas através do seguinte Coletivo Articulador: Pontão de Cultura Abração (ABRA-Núcleo Pará); Pontão de Cultura Malungo; Pontão de Cultura Rede Juvenil; Pontão Pororoca da Cidadania (Marabá); Ponto Cultura e Renda com Reciclagem (Xinguara); Ponto Cultvida (Floresta do Araguaia); Ponto de Cultura IAÇA (Belém); Ponto de Cultura Museu da Guerrilha do Araguaia (São Domingos do Araguaia); Ponto de Cultura a Bruxa Tá Solta (RO); Ponto de Cultura Aldeia Digital (Parauapebas); Ponto de Cultura Ananin (Ananindeua); Ponto de Cultura Associação Musical da Amazônia (Belém); Ponto de Cultura Brilho e Luz; Ponto de Cultura Dança Circulares da Amazônia (Belém); Ponto de Cultura Fazendo o Amanha Melhor-FAM (Parauapebas); Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá (Marabá); Ponto de Cultura Heranças do Velho Chico; Ponto de Cultura Independente Quilombo Africa e Laranjituba (Moju); Ponto de Cultura Kwarahya Assurini (Tucurui); Ponto de Cultura Piratas do Amanhã (Belém); Ponto de Cultura Rede Carajás de Cooperação Cultural (Marabá); Ponto de Cultura/Artes do Ypê (Pau Darco); CPPC-Comissão Paraense de Pontos de Cultura:

– GT de audiovisual; – GT Cultura e Educação Transformadora; – GT Região Carajás); CNPdC- Comissão Nacional de Pontos de Cultura: – GT Amazônico (CNPdC); – GT Música (CNPdC); – Representação do Pará na CNPdC; APJCC – Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (Belém); ARMA-Associação dos Artistas Plásticos de Marabá (Marabá); Associação dos Músicos e Artistas do Sul e Sudeste do Pará; Biblioteca Hozana Lopes de Abreu (Marabá); Biblioteca Orlano Lima Lobo (Marabá); Casa da Cultura de Xinguara; Casarão Cultural Floresta Sonora (Belém); Circuito Polifônico de Artes Integradas (Belém); Coletivo Difusão (Manaus); Coletivo Palafita (Amapá); Coletivo Samaúma (Belém); Coluna Fora do Eixo Pará (Regiões de Integração); empresa Midiart (Marabá); empresa Tallentus Amazônia (Marabá); Escola Deuzuita Albuquerque; Fundação Casa da Cultura de Marabá (Marabá); Galeria Vitoria Barros (Marabá); Instituto Refazenda (Belém); Instituto Transformance (PA); Movimento Curupira Antenado (Belém); Pólo Regional Pará Brasil Memória em Rede (Belém); Projeto Acessa Liberdade (Marabá); Redecom – Comunicação e Cultura em Rede Amazônia (Belém); RNC – Rede Norte de Cineclubes (Belém); UFPA – Campus Marabá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 2 =