Conheça o Delibera

Bem-vindo a plataforma de debate do pontosdeculturabrasil.redelivre.org.br

Saiba mais

Voltar à pautas

SOMOS ONGs – Ir além dos Pontos

Prazo encerrado

 SOMOS ONGs

 COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DA COMISSÃO NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA DO BRASIL, ALÉM DE PONTOS DE CULTURA ANTES DE TUDO SOMOS ONGs E PRECISAMOS REAGIR AO QUE ESTÁ POSTO.

O  GRITO  DOS PONTOS DE CULTURA  DAS ONGS DO BRASIL CONTRA A DISCRIMINALIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA.

ME PRONUNCÍO EM DEFESA DA SOCIEDADE CIVIL BRASILEIRA E CONTRA O GOLPE DISCRIMINALIZADOR E GENERALISTA QUE AFETOU A TODAS AS ONGS BRASILEIRAS, SABEMOS QUE O NOVO MINISTRO PERTENCE AO MESMO PARTIDO DO MINISTRO DOS ESPORTES ANTERIOR. É BOM LEMBRAR QUE O PC DO B É UM DOS PARTIDOS QUE SE CONSIDERA ” PAI DOS PONTOS DE CULTURA”.  

NA REALIDADE, ALÉM DOS PONTOS DE CULTURA,  CADA PONTO É UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL, SOMOS CERCA DE 4.000 ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL BRASILEIRA E É NECESSÁRIO CONVOCAR TODAS ESSAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, PONTOS DE CULTURA OU NÃO, CONTRA ESSE ATO FALHO, E QUE EXPRESSA UMA LINHA DENTRO DO GOVERNO FEDERAL ATUAL, E PRECISAMOS NOS UNIR POVO BRASILEIRO!,,, EM NOME NÃO SÓ DE UMA POLÍTICA QUE DEU CERTO NO GOVERNO LULA, O CULTURA VIVA, OS PONTOS DE CULTURA, MAS PRECISMOS NOS UNIR PORQUE SOMOS ONGs , SOMOS O POVO  E É PRECISO  REINVIDICAR UMA NOVA RELAÇÃO DO ESTADO COM A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, ALÉM DA REINVIDICAÇÃO DE TRANSFORMAR O CULTURA VIVA EM POLÍTICA DE ESTADO NÃO PODEMOS DEIXAR QUE OS POLÍTICOS E PARTIDOS E  GOVERNOS BOTEM A CULPA DA CORRUPÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO NO POVO, EM NÓS, TRANSFORMANDO AS ORGANIZAÇÕES CIVÍS EM VILANS DA NAÇÃO BRASILEIRA.

Há um grito preso na garganta de milhões de brasileiros e brasileiras que se organizaram em torno de problemas comuns em sua Comunidade local, em  lugares que o Governo Federal não alcança porque não tem competência ainda para chegar completamente nos recônditos do nosso continental  País, o Brasil. É papel de um Governo Popular e Democrático, como foi eleito o atual governo, convocar o povo brasileiro a somar, alavancar uma outra relação do Estado com o Povo,. num sentido mais amplo acabar com essa” ilusão de separatividade”  praticada por pessoas de governos que ainda acham que o problema do dinheiro público está na sociedade civil representadas pelas Organizações Sociais do Povo Brasileiro. Mas, ao contrário da Democracia, Recentemente vimos  esse tipo de prática no cenário político nacional, o que foi praticado não condiz com o viver democrático e Republicano do governo atual da Nação Brasileira. Para termos uma noção clara de quem é corrupto no Brasil recentemente foi divulgado as cifras, sendo os Governos Federal, Estaduais e Municipais responsáveis por mais de 800 bilhões de Reais, quantia que dava pra erradicar a pobreza e a miséria da Nação Brasileira.

Diante essas cifras as distorções das Organizações Não Governamentais são café pequeno.

Mas o Governo Federal atual, por motivos de estar sobre os holofotes dos escândalos, está querendo tirar o foco dos desvios do dinheiro público no governo penaliza e  queima na fogueira perante a nação brasileira todos os seus movimentos organizados, pois para quem não sabe, todos nós somos ONGs.

SOMOS ONGs Portanto Há um grito que está fluindo por nós, e somente nós que sabemos o que passamos pra podermos entender a necessidade de se unir hoje em torno de um novo Marco Regulatório na relação entre o Estado e as ONGS do Brasil. As ONGs  Brasileiras, ao contrário do que Rabelo expressou , vem atendendo PARTES SIGNIFICATIVAS dos setores de Governos e de suas políticas públicas, porque em geral os governos não tem competência pra atender a todos e todas, como bem quis o presidente Lula.

Proponho COMO PONTO DE PAUTA  que aproveitemos a ORGANIZAÇÃO D O MNdPdC DOS Pontos de Culturara  E ALAVANCAR UMA LUTA NACIONAL COM A ABONG E OUTRAS INSTITUIÇÕES REPRESENTANTES DAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS DO BRASIL QUE TENHA COMO UM PONTO DE PAUTA CENTRAL O NOVO MARCO REGULATÓRIO DAS ONGs E ENCAMINHAMENTOS PARA A ORGANIZAÇÃO DE UM MOVIMENTO NACIONAL DE ONGS BRASILEIRAS A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO  DOS PONTOS DE CULTURA DO BRASIL, EMBORA ESSE MOVIMENTO COMEÇA A ACONTECER EM ALGUNS LUGARES DO BRASIL EM FUNÇÃO DO EPISÓDIO DA MUDANÇA MINISTERIAL DOS ESPORTES DO GOVERNO DILMA ROUSSEF.

Portanto sugiro a criação de Comissões estaduais de ONGs  a partir das Organizações estaduais dos Pontos de Cultura ou não, para dialogar com o poder público no sentido de um novo Marco Regulatório da relação entre o Estado e a Sociedade Civil, além da luta de transformar o CULTURA VIVA em política de Estado,, e fazer essa comissão executiva  já reinvidicar uma audiência pública com as autoridades competentes, Legislativas, Executivas, judiciárias  , para que possamos dar início a GRUPOS DE TRABALHO PRA ESTUDAR E DESENVOLVER JUNTO A QUEM NECESSARIO FOR um novo Marco Regulatório dessa matéria.

Zé da Paz

REPRESENTANTE DO ESTADO DO CEARÁ NA CNPdC.

85 99994552

Relatoria da Pauta

Deixe uma resposta

9 + 8 =


Para participar, você precisa fazer o login ou registrar-se no site.