Conheça o Delibera

Bem-vindo a plataforma de debate do pontosdeculturabrasil.redelivre.org.br

Saiba mais

Voltar à pautas

Moderação da lista da Rede Nacional dos Pontos de Cultura

Prazo encerrado

Prezad@s Ponteir@s,

Trago para sua análise, proposta de moderação para a Rede dos Pontos de Cultura. Esta mesma proposta está sendo analizada pelo colegiado da Bahia para implementação na Rede Baiana.

 Faz-se necessária uma maior atenção com a questãso, já que a lista se tornou aberta e precisamos evitar a evasão, e regular os excessos. Por favor, leiam e opinem. Essa é apenas uma sugestão, que pode ser somada a outras que facilitem o trabalho virtual.

Recebi da colega Cris um modelo de outra rede aberta e moderada:

Rede 3setor http://br.groups.yahoo.com/group/3setor

Da qual adaptei a nossas necessidades.

Então,

 Informe nº 1 da moderação da Rede Nacional dos Pontos de Cultura 

O que é a REDE?

Rede virtual de Informação e Discussão Cultural, destinada a membros de Pontos de Cultura e demais ações do Programa Cultura Viva, Assim como, membros de Coletivos Culturais não convêniados, mas “re conhecidos” como Pontos de Cultura, Artistas, Agentes, Gestores e Empreededores Culturais.

Essa é a grande rede, composta por tod@s os interessad@s na Cultura Brasileira. A Rede dos Pontos de Cultura, tem mais de 300 inscritos e regras que devem ser lidas com atenção e seguidas ( Mais informações no rodapé que acompanha as mensagens ).

A rede tem moderadores. Deixe com ele a missão de moderar, evitando corrigir comportamentos errôneos de outros usuários. O seu silencio evitará mensagens desnecessárias na rede, alem de não incentivar o desafeto geral e mais brigas por parte do agressor e de outros membros.

Confie na moderação, pois muitas vezes ele atua silenciosamente, advertindo, moderando ou banindo infratores. Em caso de duvidas, entre em contato com os Moderadores ( O e-mail dos moderadores está no final do rodapé que acompanha as mensagens ).

Respeite os moderadores Se você discorda das regras da rede ou das atitudes dos moderadores, reclame em particular para pelo e-mail dos moderadores ( [email protected] ). Isso será muito bem-vindo e sua argumentação certamente será levada em conta. Por outro lado, afrontar, desrespeitar ou ironizar os moderadores ou as regras em público, em mensagem enviada para a própria rede, é considerado ato passível de suspensão ou banimento.

Nunca ofenda uma pessoa da rede. Se for ofendido, entre em contato com a moderação para que as devidas providências sejam tomadas. Se o problema não for sanado, procure resolver diretamente com as pessoas envolvidas, mas fora da rede. Os usuários da rede não tem nada a ver com seus problemas pessoais.

PUNIÇÕES

Geralmente, os usuários infratores, dependendo da gravidade do problema e com uso do bom senso, podem ser punidos das seguintes formas: – Advertência em PVT – Advertência na rede – Moderação individual de mensagens, com ou sem prévio aviso – Suspensão do direito de postagem de mensagens – Banimento, com ou sem prévio aviso Caso discorde da atitude da moderação, converse em PVT. Muitas vezes uma punição é aplicada na rede para servir de advertência para o infrator ou satisfação para outros usuários.

Lembre-se que a moderação trabalha de graça para manter a ordem e a paz. Muitas vezes, a moderação pode julgar de forma errada. Não agrida, converse educadamente. A partir do momento em que perdemos as estribeiras, também perdemos a razão sobre qualquer assunto e confirmamos a necessidade da punição.

Não tente usar essa rede para auto-promoção ou marketing pessoal, pois você pode ser banido.

Se um participante estiver se comportando de forma inconveniente e sua exclusão for pedida pelo grupo, ele será excluído.

Havendo um comportamento excessivamente agressivo por parte de algum participante, a moderação se reserva ao direito de proceder à exclusão sumária, sem advertências, para que a perturbação cesse o quanto antes.

Brigas e polêmicas

Nunca escreva um e-mail quando estiver com raiva. Uma agressão por escrito é muito mais forte e duradoura do que uma agressão verbal. Não utilize a rede de discussão para polêmicas inúteis, pois nada acrescentam à rede, inclusive porque a maioria de usuários inscritos não se interessam por este tipo de discussão e, simplesmente, deletam as mensagens ou fazem filtros para mensagens de certos usuários.

 As melhores armas contra os mal educados é o silencio e a educação. Saiba calar-se ou, se for o caso de resposta, seja polido. Isso os deixa loucos e ajuda o trabalho dos moderadores.

Não culpe a moderação pelo comportamento dos usuários, faça a sua parte !

Mensagens relacionadas com administração, não devem ser mandadas aos membros de rede, mas sim em privado para os administradores da rede.

Acima de tudo, use o bom-senso!

Caso não esteja satisfeito, saia da rede em silencio, sem fazer dramas e sem agressões ( É só enviar uma mensagem sem texto com o título EXCLUÍR REDE  o moderador)

Atenciosamente,

SubComissão de Comunicação

Moderação Rede Nacional dos Pontos de Cultura

Resolução da Pauta

Deixe uma resposta

1 + 2 =


Para participar, você precisa fazer o login ou registrar-se no site.