I Teia Estadual dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul

TEIA RS 2012

Teia RS 2012

Será realizada de 16 a 18 de novembro, em São Leopoldo, a I Teia Estadual dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, denominada Teia RS – Pontos de Cultura e a Diversidade Cultural 2012. O encontro acontecerá no Centro Cultural José Pedro Boéssio e reunirá representantes dos pontos, das instituições governamentais e artistas.

 

Além de consolidar e fortalecer a rede estadual de Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul e promover o diálogo com o poder público municipal e estadual, o evento tem como objetivo discutir políticas públicas para a diversidade cultural, sustentabilidade, valorizar as comunidades tradicionais de terreiro, indígenas e a rede de culturas populares.

 

Estarão presentes à Teia, representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, do ministério das Relações Exteriores, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, a diretora da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC,  Ione Carvalho, a representante do MinC na Região Sul, Margarete Moraes e representantes das secretarias de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e do município de São Leopoldo.

 

A TEIA RS é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Fundação Universidade do Rio Grande do Sul – FURG, organizada pela Comissão Estadual dos Pontos de Cultura e do Pontão de Cultura de São Leopoldo/RS. O evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e da secretaria Municipal de Cultura de São Leopoldo.

 

Programação

 

A abertura oficial da Teia será no dia 16 de novembro, às 18h, no Teatro Municipal do Centro Cultural José Pedro Boéssio, Rua Osvaldo Aranha, 934, em São Leopoldo. Na sexta-feira, (16/11), das 14h às 16h, serão realizadas oficinas dos pontos de cultura abertas à comunidade. Às 16h30, haverá concentração do cortejo Cultura Viva com saída da Praça do Imigrante e chegada na Praça da Biblioteca Pública.

 

No sábado, 17 de novembro, às 9h, acontecerá o Fórum dos Pontos de Cultura com debate sobre as realizações e perspectivas do programa Cultura Viva e a formação grupos de trabalho sobre os temas: I Oficina dos Povos Tradicionais de Terreiro, o Encontro da Rede de Culturas Populares e Encontro da Rede Indígena.

 

Às 18h, haverá debate com representantes da Secretaria Geral da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores sobre o processo de regulamentação dos mecanismos de consulta prévia da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho no Brasil que tem como objetivo estabelecer o diálogo permanente e qualificado com membros da sociedade civil, povos indígenas e tribais.

 

Além das oficinas de mostras culturais haverá também uma intensa programação cultural no palco principal da Praça da Biblioteca Pública. No domingo, 18 de novembro, haverá a eleição da Comissão dos Pontos de Cultura do RS e da Comissão Nacional. No encerramento da TEIA RS, muitas apresentações culturais.

 

 

http://www.cultura.gov.br/culturaviva/teia-rs-2012/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 5 =