Deliberações da reunião virtual da CNPdC de 24/10/2011

 

Leia aqui o relato da reunião virtual da CNPdC que aconteceu em 24/10/2011, das 21h30 às 23h00 (horário de verão, Brasília).

Estiveram presentes na reunião virtual: Geo Britto e Sérgio Melere (GT Legislação), Marcos Rocha (GT Gênero), Marcelo Alvo (Ação Griô), Leri Faria (GT Sustentabilidade), José Maria Zehma (GT Amazônico), David Alexandrinsky (GT Audiovisual) e Equipe Pontão (Patricia Ferraz, Jussara Pinto e Alexandre Santini).

Justificaram ausência: Alice Monteiro (GT-Paraíba), Lula Dantas (BA)

Pauta:

1) Participação da CNPdC na I Conferência Internacional de Cultura: Diversidade Cultural, Patrimônio da Humanidade, Direito de Todos (CIOFF/Unesco)

2) representação mínima da CNPdC: 5 (um por região) ou 9 pessoas (1 Região Sul, 1 RJ/ES, 1 SP, 1 MG, 1 Centro-oeste, 1 Região Norte, 3 da Região Nordeste) Davy

3) Reunião da SCDC com CNPdC no dia 31/10 às 16h

4) Pedido de prorrogação edital dos Pontões

Assuntos discutidos:

1) como não houve a reunião do dia 20/10 por falta de quórum, esse assunto foi colocado em pauta em 24/10. A representante da Paraíba (Alice Monteiro) não pôde participar online mas entrou em contato por fone e pediu para que as informações fossem repassadas. Estão garantidas 30 vagas para representantes da CNPdC na Conferência Internacional de Cultura e hospedagem para 10 pessoas durante o evento, que acontecerá no Centro de Convenções de Recife (PE) de 16 a 18/11. A organização do evento não arca com as despesas de transporte dos representantes. A proposta é de que a CNPdC participe de uma mesa (assunto: programa Cultura Viva) e também dos GTs que serão formados (veja documento no arquivo anexo).

Os interessados em participar do evento representando a CNPdC deverão encaminhar os seus dados para a representante Alice Monteiro até o próximo dia 28/10 para que exista tempo hábil de garantir as vagas já ofertadas (e pleitear novas, caso seja de interesse da CNPdC.

O endereço da representante Alice Monteiro é [email protected].

2) Davy reforçou informação retransmitida em email encaminhado para a rede, de que a representação nacional é formada por 9 membros (a saber: 1 Região Sul, 1 RJ/ES, 1 SP, 1 MG, 1 Centro-Oeste, 1 Região Norte, 3 da Região Nordeste), questionando o porquê do MinC garantir as passagens para 5 pessoas. Patrícia informou que o MinC colocou-se impossibilitado de arcar com mais de 5 passagens, lembrando que estávamos em cima do prazo para encaminhar as informações para aquisição dos bilhetes.

3) A reunião com a SCDC ocorrerá no dia 31/10, às 16h, no prédio do Parque da Cidade. Foi deliberado que os participantes se encontrarão às 13hs no único café existente no térreo do prédio, quando a dinâmica da reunião será ‘afinada’. Ficou acordado e encaminhado que o encontro com a nova secretária terá 3 momentos distintos: 1º) contextualização do Programa Cultura Viva a partir da narrativa da CNPdC; 2º) pauta das reivindicações; 3º) perspectivas e elaboração de uma agenda de ação compartilhada a partir de agora.

Foram destacados três pontos muito importantes: 1) os assuntos coletivos serão o foco da reunião (os editais no sentido geral, as perspectivas para o Programa como um todo), e as questões particulares não serão abordadas, no intuito de se evitar o mesmo desfecho que houve durante a reunião com a ex-secretária Marta Porto; 2) é muito importante que a reunião seja transmitida online. Já estamos em contato com o ponteiro Tiago Skárnio, que estará presente na reunião, para que ele cuide desse streaming. 3) é necessário termos a relação dos representantes da CNPdC que estarão na reunião (será enviado um email para a rede solicitando a confirmação da presença).

Foi consenso entre os presentes no encontro virtual de que a reunião deverá ocorrer um pouco mais tarde (ou ter seu inicio postergado), tendo em vista que dois ponteiros (cujas passagens foram emitidas pelo MinC) desembarcarão em Brasília às 16h10 e 1620, respectivamente.

Que faremos mais uma reunião virtual no dia 27/10, quinta feira, às 21h30 (horário de Brasília) para a conclusão do planejamento da reunião com a SCDC no dia 31/10. Ressaltamos que a reunião é aberta a participação da comissão. O Pontão necessita saber quantos participarão da reunião até o dia 27/10, as 17h para avisar a assessoria da Secretária e terem tempo hábil para prepararem a sala de reunião. O Pontão solicitará que seja viabilizado a internet para a realização do streaming bem como a solicitação de adiamento da reunião para as 17h.

4) Foi deliberado que a CNPdC deverá protocolar, nesta terça-feira (25/10) um novo pedido de prorrogação do edital dos Pontões. O Pontão elaborou o presente ofício que se encontra anexo a esta mensagem. A correspondência será protocolada amanhã, dia 26/10, na SCC.

Lembramos :

1. Reunião virtual EXTRA da CNPdC para a reunião com SCDC: dia 27/10, às 21h30 (horário de verão / Brasília), pelo Skype.

2. Reunião virtual da CNPdC para discussão de assuntos gerais: dia 07/11, às 21h00 (horário de verão / Brasília), pelo Skype.

Ficou registrada a ausência dos seguintes GTs (titular ou suplente) que não justificaram:

Estaduais

Acre – Laelia Maria R. da Silva (titular); Gilberto Moura (suplente)

Alagoas – Maria das Graças S. Monteiro (titular); Maria Jailda M. dos Santos (suplente)

Amapá – Iran Lima de Sousa (titular); Plácido Sousa Moreira (suplente)

Ceará – José Roberto Bezerra Mariano (titular)

Distrito Federal – Kim Alencar (titular); Dayse Hansa, Mateus Guimarães, Jorge Augusto (suplentes)

Goiás – Hélio Martins da Mata (titular); Virgílio Alencar Santana (suplente)

Maranhão – Maria José Lima Soares (titular); José Antonio Pinheiro Junior (suplente)

Mato Grosso – Leandro Nery Fernandes (titular); Viviene Lozi (suplente)

Minas Gerais – Júlio César de Souza (titular); Xavier Ladeira (suplente)

Pará – Colegiado (Nilton Silva, Deize Botelho, Lucineide de Azevedo e Cleuton Bentes)

Pernambuco – Fabiano Santos (titular) , Anildomá Willans (suplente)

Piauí – Francisco Pellé (titular); Gilvan Quadros (suplente)

Rio de Janeiro – Célia Fátima Pinheiro; Ana Beatriz (colegiado)

Rio Grande do Norte – Rodrigo César S. de Macedo (titular)

Rio Grande do Sul – Marly Cuesta (titular); Leandro Anton (suplente)

Rondônia – Raimundo José Ferreira de Melo (titular); Eliel Santos Gonçalves (suplente)

Roraima – Raimundo Nonato Chacon (titular); Liege de Aquino (suplente)

Santa Catarina – Gilson Máximo de Oliveira (suplente)

Sergipe – Lindemberg Monteiro (titular)

Tocantins – Odimar Guimarães (titular); Márcio Bello dos Santos (suplente)

Grupos Temáticos

Cultura de Paz – Maria Fulgência S. Bomfim (titular)

Cultura Digital – Eduardo Milioli (SC),Daniel Carneiro (SP),Fabricio Solagna (RS)

Economia Solidária – Isabel Cristina Alves (titular) ; Cremilda Barbosa de Souza (suplente)

Escola Viva – Claudio Márcio Paolino (RJ) (titular); Ricardo Pamflio de Sousa (BA); Claudio Ferreira dos Santos (SP) (suplentes)

Estudantes – Fellipe Redó (titular); Júlio César;

Hip-Hop – Colegiado: Luciana S. Siqueira, Jackson Brum

LGBT – Sandro Ouriques Cardoso (RS) (titular), Maria de Fátima Nascimento Gama (AP), Cezar Nogueira (PA) (suplentes)

Literatura – Maria Antonia (AC) (titular);William Figueiredo (SP) (suplente)

Música – Domingos Jorge R. Salles (titular); José Brasil e Jasiel Martins dos Santos (suplentes)

Patrimônio Material – Darlan Cordeiro (SC); Marines da Silva Manhani de Lima (SP), Jesus da Silva Paixão (MT) , Raquel Fayad (SP) (suplentes)

Pontões e Articulação de Rede – Luciano Gonçalo (PE) (titular);Gilzane Moraes (PA)

Rádios Comunitárias – Cirlene Menezes (PE) (titular) ; Valdir Barbosa (GO) (suplente)

Ribeirinhos – Gerson González (AP) (titular); Luã Gabriel dos Santos (PA) (suplente)

Dança – Anderson de Oliveira dos Santos (titular); Renato Alves Pereira (suplente)

Circo – Colegiado: Camilo Torres (Sudeste), Simone Alves (Nordeste),Luciano Astiko (Centro-Oeste) e Carlos Adrian Pagliano

Teatro – Colegiado: Clelton Marques Bentes (PA); Elcias Villar (RO); Lindemberg Monteiro da Silva (SE); Frank Lourenço (CE); Joeli Siqueira Milhorança (MT); Miguel Mariano (DF); Joelson Santos da Cruz (PR); Révero Paula Ribeiro (SC); Flavio Sanctum (RJ); Manoel Lucena Mesquita Junior (SP)

Matrizes Indígenas – Colegiado: Lúcio Xavante, Yakuy Tupinambá e representante Macuxi

Capoeira – Fabricio Souza (titular)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 5 =