Frente Parlamentar em Defesa da Cultura se reúne com o MinC

Integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura se reunirão hoje (24/08) às 18 horas com  a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda. O objetivo da reunião é estabelecer um diálogo com o Ministério da Cultura (MinC) sobre as pautas prioritárias da cultura que se relacionam diretamente com o Congresso Nacional e com os objetivos da Frente.

Esta reunião é um desdobramento da mobilização pela aprovação das pautas da cultura  realizada pela Frente Parlamentar na semana passada na Câmara dos Deputados e que contou com  a presença de diversos parlamentares da Câmara e do Senado,  artistas, intelectuais, produtores e representantes dos movimentos culturais de todo o país. Na ocasião, a Frente Parlamentar e representantes da sociedade civil se reuniram também com a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Palácio do Planalto, e se posicionaram contra o contingenciamento e os cortes no orçamento da cultura.

No encontro com a ministra, a Frente Parlamentar em defesa da Cultura pretende abordar temas como:

–          a regulamentação do ensino de música nas escolas – a lei 11.789/2008, já aprovada, previa 3 anos para sua regulamentação e o prazo previsto está se encerrando. A deputada Federal Jandira Feghali enviou ofício ao MinC cobrando providências a respeito e aguarda resposta oficial.

–          Os cortes orçamentários e  o atraso nos pagamentos dos pontos de cultura e demais ações do Programa Cultura Viva. Existem pendências de pagamentos atrasados desde 2007, e os prazos  para a regularização destas dívidas não estão sendo cumpridos.

–          A retirada do status de programa ao Cultura Viva na proposta de  Plano Plurianual (PPA) em elaboração no MinC.

–          A inserção das escolas no mercado consumidor da produção audiovisual brasileira, através da criação de políticas de distribuição de filmes brasileiros nas escolas pelo MinC e pelo MEC.

–          Envio da Proposta de Reforma da Lei de Direitos Autorais ao Congresso Nacional. O projeto se encontra em análise por um grupo de trabalho interministerial, e a Frente Parlamentar vai pedir  celeridade no envio da proposta ao Congresso Nacional.

–          Diálogo sobre demandas no MinC no PPA e na LOA, reforçando a posição da Frente Parlamentar contra os cortes orçamentários na área da cultura.

 

No encontro, os parlamentares da Frente solicitarão à Ministra  o apoio e o engajamento do MinC na defesa das pautas prioritárias da Cultura que tramitam hoje em fase avançada no Congresso Nacional. Entre elas estão os seguintes projetos de interesse do setor cultural:

·         PL 5798/2011 – Cria o Vale Cultura

·         PEC 150/2003 – Garante a vinculação de 2% do orçamento da União para a Cultura.

·         PEC 416/2005-  cria o Sistema Nacional de Cultura;

·         PL 6722/2010 – Institui o Procultura, com revisão dos mecanismos de financiamento e incentivo ao setor.

 

SERVIÇO:

REUNIÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DE CULTURA COM A MINISTRA ANA DE HOLLANDA

24/08  – às 18 horas

local: Esplanada – Bloco B – 4º andar gabinete da Ministra – Brasília/DF

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 8 =