Convocação do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura

Reunião de posse acontecerá às 8hs de 11 de maio

 

Prezada Comissão,

O Pontão da CNPdC recebeu, na tarde de hj, um convite da Deputada Jandira Fehgali para compor o Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. Por não dispor de verba para viabilizar a viagem dos conselheiros até Brasília em seus encontros e por entender que o Pontão é um órgão de representação dos pontos de cultura (e que se localiza próximo a Brasília), o convite foi direcionado à secretária executiva do Pontão, Patricia Ferraz.

A representação neste Conselho se fará através de titular e suplente (não conseguimos saber se a representação colegiada, como foi proposto na última reunião da CNPdC, será possível). O evento de posse neste Conselho será nesta quarta-feira, dia 11/05. Entendemos a importância da participação neste conselho e perguntamos aos representantes da CNPdC se concordam que o Pontão represente a CNPdC no referido Conselho no próximo dia 11, quando serão apresentados os 22 conselheiros e onde obteremos  informações sobre atribuições, periodicidade de encontros do Conselho Consultivo, possibilidade de Representação Colegiada, entre outros assuntos?
Como o tempo é muito escasso, consideraremos as opiniões emitidas até às 20hs desta terça-feira, dia 10/05.
Cordialmente,
Equipe Pontão

 

 

 

 

 

 

 

17 comentários sobre “Convocação do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura

  1. Por estas e outras que dá ruído no feed back! 
    até então a Patricia é o PONTÃO que tem como objetivo Executar as deliberações da CNPDC e através das rubricas orçamentárias, agilizar, Comunicação(site, boletim, reunião da CNPC), até o momento e nem no projeto está que o PONTÃO é uma representação eleito como CNPDC. Assim, meu voto é que sejam MEMBROS DA CNPDC, que DEVEM COMPOR esta VAGA.

    Em Brasília existe a Dayse,o Mateus POR EXEMPLO, mas independente destes 2 nomes, NÃO É A DEPUTADA  que irá DIZER quem deve ou NÃO DEVE representar a CNPDC na COMISSÃO.
    É Preciso que Xs MEMBRXS desta COMISSÃO tenham a CLAREZA POLÍTICA
     ( NÃOPARTIDÁRIA), que SÃO REPRESENTANTES ELEITOS em UMA TEIA com mais de 3000 Pessoas presentes e que de DIREITO são XS MESMXS que devem COMPOR ESTA COMISSÃO. 
    A brincadeira tá começando a precisar da SLU, se é que me entendem.
    Se não me entendem, quero dizer, NO TAPETÃO NÃO ROLA, O JOGO TEM QUE SER LIMPO
    ! E FAZ TEMPO QUE O TRATOR TÁ TENTANDO PASSAR POR ESTACOMISSÃO E JÁ COMEÇOU NO 1º CONTATO COM O MINC no FINAL DE FEVEREIRO. 
    Se LIGUEM, GALERA!

  2. Acho que a Patrícia pode representar a CNPdC na Frente Parlamentar, principalmente por questões estruturais que facilitam essa participação.

    🙂 Andréa Freire

  3. Também concordo com o nome da Patricia para esta a frente de sta comissão representando a CNPdC !

    CHACON

  4. Por uma questão de representatividade política e respeito aos preceitos regimentais da própria CNPdC defendo que o representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura se dê por um membro da mesma eleito no Fórum Nacional dos Pontos de Cultura da última Teia Nacional realizada em Fortaleza. Com efeito, é fundamental que o indicado também possa se comprometer politicamente com o dialogo, consulta e respeito a coletividade além de garantir seu custeio pessoal nas referidas reuniões – como já dito por pai lula!

    Sugiro ainda que o Pontão da COEPI seja grande facilitador do(s) representante(s) até pela própria proximidade geográfica e pela função institucional de suporte aos trabalhos da Comissão Nacional.

    No mais, acho Patrícia uma grande militante e que vem fazendo um grande trabalho pelo Pontão da COEPI assim como toda a equipe!

    Vamos juntos!

    bjs,

  5. Querid@s tod@s,

    Concordo plenamente com as colocações da Leila, Stela, do Chacon, Lula Dantas, Érico e do Robson.
    Estão certíssimos em suas colocações e alertas.

    Já falaram em outra ocasião…acho que foi o pessoal da legislação…
    que o Mário e a Patricia não podem representar a comissão, porque
    eles não são Membros da mesma. Acho que tod@s lembram dessa orientação.
    Acho que o mais correto é pedirmos @s companheiar@s da Comissão
    que tiverem disponibilidade de tempo e financeira para que se manifestem.
    Sou a favor de que esta Representação possa ser de 6 pessoas …uma de
    cada região do país, mais uma Rep.da Ação griô, de forma compartilhada.
    Espero que tod@s entendam que o Pontão não é representação política.
    abração e muita luz pra tod@s nós,
    Marly Cuesta
    Rep.do RS na CNPdC

  6. eu acho que aqui todos concordam e sabem que o pontao não é a representacao politica dos pontos de cultura e nem da CNPdC. Mas obviamente que sao um pontão e por si só podem se manifestar. Eles nao podem agir politicamente em nome da CNPdC (votar e definir pautas para o movimento), pois como todos sabem seus integrantes nao foram eleitos no Forum Nacional dos Pontos de Cultura na Teia Fortaleza. Mas o que vejo aqui é um primeiro momento da Frente Parlamentar se constituindo. Acho fundamental a presença dos pontos de cultura para termos mais informações do funcionamento da Frente e suas próximas reuniões. O convite já foi feito em nome da Patricia e o tempo é escasso. Eu não vejo problema em que a Patricia vá neste primeiro momento e depois repasse para a instancia de representação política dos pontos de cultura que é a CNPdC e deixe claro que num proximo encontro pode ser outra pessoa que será definida pela CNPdC e nao pela Frente. Assim, a Patrica vai e faz um relatório, tira duvidas desta questão da possibilidade dos rodizios de pessoas no encontros da Frente e etc.
    Nem patrícia, nem o Mario são da CNPdC atual , mas são quadros históricos do movimento dos Pontos de Cultura que já foram da CNPdC e tem o conhecimento deste processo. Ao mesmo tempo, acho que podem ir representantes da CNPdC que estejam em Brasilia ou se interessem e até mesmo pontos de cultura, acho que quanto mais gente nossa lá melhor. Quanto mais mostrarmos como nosso trabalho é nevrálgico melhor.
  7. Queridas pessoas
    Cheguei de uma apresentação agora a noite, após as 23h, estou exausta.
    Vi os inúmeros emails a respeito deste assunto.
    Mas acho muito boa esta atitude do Pontão mesmo em cima da hora colocar para a comissão esta decisão.
    Assim como o Robson colocou historicamente os representantes da Comissão buscaram sempre a boa participação e não podemos deixar de assumir funções de representação.
    Lembro que na última reunião em Pirenópolis a Patrícia colocou o quanto estava pesada algumas tarefas exatamente porque sentia falta da participação mais efetiva da Comissão.
    Claro que para alguns a distância e o valor dificulta uma ação mais presencial, mas isso pode ser mais fácil para outros.
    Então acho que Binho deixou uma sugestão…abrir primeiro para algum representante da CNdPC, verificar quem tem realmente disponibilidade, inclusive de arcar com despesas. Somente se não houver ninguém diponível e interessado em dividir este tipo de tarefa da CNdPC é que deveríamos consultar a Patrícia sobre sua possibilidade, para que realmente não pese tantas e tantas tarefas ao Pontão, já chega as tarefas que estão assumindo não é mesmo?
    Isso não inviabiliza a participação daqueles que puderem e desejarem comparecer. Com certeza penso que seria realmente importante um representante da CNdPC ir nesta reunião.
    A Marly não se colocou a disposição para ir? Se ela puder e tiver disponibilidade financeira, penso que deve ir sim.
    Abraços
    Jacque
  8. Companheiros do Pontão
    Acho que a questão é urgente mesmo e carece de resposta, pena o convite ter sido enviado tão de véspera assim… A priori, nada contra, mas tenho algumas dúvidas, se eu estiver errada, me corrijam, por favor: em nenhum momento a deputada se refere ao Pontão, ou à Rede Nacional de Pontos de Cultura, mas à companheira Patrícia, pessoalmente, da área de design. O que significa isso, exatamente? Está acordado, em algum lugar que a companheira poderá representar o Pontão e, por conseguinte os Pontos do Brasil? Do contrário, temo que ao chegar lá eles queiram restringir a participação da Patrícia, sem reconhecer a extensão de sua representatividade, entendem?

    Ah sim, poderiam enviar o tal estatuto da Frente para nós? É sempre bom conhecer essas coisas em detalhes. Bem, espero que entendam e que as minhas preocupações tenham procedência…

    Gal Monteiro

  9. Caros ponteiros axé, temos que respeitar o regimento, o representante tem de ser da comissão, depois reclamam que o Mário se antecipou etc….. temos uma grande representação em Góias e Brasilia será que ninguém pode assumir esse compromisso eu voto no Mateus por livre pressão (desculpe Mateus)
    Se ninguém poder, indicamos um nome e Patricia vai como articuladora /relatora para nos dar informações reais sobre essa reunião, entregando uma carta explicando o motivo da ausência e a posição dela ali.

    DISTRITO FEDERAL
    Kim Alencar (titular)
    Dayse Hansa, Mateus Guimarães e Jorge Augusto (suplentes)

    GOIÁS

    Hélio Martins da Mata (titular)
    Virgílio Alencar Santana (suplente)

    Aderbal Ashogun.

    CNPDC Gt matriz Africana

    Natureza morada dos Orixás e Encantados preserve.

  10. O que o pessoal da Comissão Nacional dai da região acha disso, já se manifestaram? Já é amanhã, portanto acho que a Pat pode sim nos representar. Depois com tempo vemos ver como fica isso.
  11. Querid@s tod@s,
    Sim, Jacque tem razão, na outra vez me coloquei à disposição,
    o que faço agora também.
    Coloco-me à dispoisção para compor essa Comissão, se @s companheir@s da CNPdC concordarem.Sou pelo coletivo e para o Coletivo.
    Abraços,
    Marly Cuesta
  12. Querid@s, acho que tod@s que puderem estar lá amanhã, será de muita importância…Leila, Mateus, Dayse, Pati, Mário, tod@s.
    Mas a CNPdC tem que apresentar à Comissão ainda hoje os nomes:Titular e Suplente que representarão a CNPdC nesse Conselho.
    Acabo de ver que o Virgilio confirma presença também..quem mais???
    abração,
    Marly Cuesta
  13. Vamos lá compas, espero poder contribuir pra ponderar o debate:

    Na última reunião da CNPdC em pirenópolis , onde participei como expositor, apresentei o informe da articulação da frente parlamentar em defesa da cultura, e da ampliação do conselho consultivo da mesma incoorporando uma representação do movimento nacional dos pontos de cultura (leiam o estatuto da frente e notem que o artigo que trata da composição do conselho fala em “fóruns e comissões nacionais de pontos de cultura”, de forma genérica, sem especificar a cnpdc).

    É óbvio que a CNPdC é a instancia mais legitima para ocupar esta cadeira. Neste sentido é que a assessoria da frente encaminhou o convite ao pontão, entidade constituida com a finalidade especifica de apoiar e assessorar o trabalho desta comissão. Os coordenadores do pontão estiveram no lançamento da frente parlamentar, relataram o fato nesta lista, e tem buscado acompanhar e informar a todxs sobre o andamento do pl cultura viva e da agenda legislativa da cultura, seja na condição de militantes do movimento, seja na condição de auxiliar o trabalho da cnpdc.

    Vale lembrar que a é a frente parlamentar que tem a prerrogativa de indicar a composição do conselho, quem escolhe os conselheiros são os próprios parlamentares, não são os movimentos que se auto-indicam, é um fórum auxiliar do poder legislativo, e nós não podemos tirar esta autonomia da Frente, que é composta por parlamentares de todos os partidos e de todos os estados, uma ampla representação eleita pela sociedade brasileira.

    Mas ainda assim, penso que a cnpdc, em sua reunião presencial, pode definir outro nome, procurar a presidência da frente e respeitosamente solicitar a sua inclusão na cadeira de “fóruns e comissões nacionais de pontos de cultura”. Mas penso que isso não invalida a participação da Patrícia, do Mário e de quem mais quiser e puder estar amanhã às 08h da manhã do congresso nacional, onde vai haver o ato de instalação do conselho. Amanhã, so pra esclarecer, não é uma reunião, e sim um café da manhã, um ato político de lançamento. Quanto mais ponteirXs presentes melhor, mostra a força do movimento.

    No mais, cabe aqui uma pequena reflexão: vivemos o limiar de uma transição histórica da “democracia representativa” para a “democracia das redes”. E pelo princípio das redes cabe a confiança e a fidelidade aos princípios do coletivo. Quem observa o princípio de autonomia das redes entende que qualquer companheirX imbuído dos princípios e pautas do movimento pode ir lá, sentar, representar, aconselhar e participar em nome de um coletivo. Pra isso é preciso exercitar a confiança e a alteridade. Pra isso é preciso desprendimento, maturidade, um certo exercício de generosidade política. E na minha opinião o movimento dos pontos é muito mais um movimento de redes do que um movimento representativo de corte tradicional. Nisso reside sua força e originalidade. E acredito na função pedagógica deste tipo de situação para que se elucide sempre mais e melhor o caráter do nosso movimento.
    Grande abraço, Alexandre Santini

  14. Prezad@s,

    Primeiro gostaria de louvar o posicionamento ético de Patricia em colocar nessa rede o debate para discussão dessa representantividade. Mas no meu entendimento, o que ficou claro na carta enviada pela presidente da Frente (deputada Jandira) o convite foi direcionado à pessoa de Patricia Ferraz e não a CNPdC, enquanto Secretária do Pontão. Veja o que diz alguns trecho da carta:

    “O Washington Fajardo indicou seu nome para fazer parte deste Conselho representando à área de Pontos de Cultura”

    “Nossa Frente resolveu inovar ampliando seu conselho Consultivo para as diversas linguagens e saberes, no seu caso a área de design.”

    Vejo Patrícia a suja atitude louvável, em colocar essa discussão na rede, o que ratifica o que tod@s nós já sabemos e confiamos do seu comprometimento com a nossa causa, com os fazeres e saberes, ao nosso projeto de cultura que sonhamos para esse País. Ao ser convidada vc não se vê apenas a pessoa física, mas um coletivo e vc compartilha com esse coletivo para juntos sugerir sobre essa representação.Apesar de eu entender que antes de vc ser secretária do Pontão, vc é uma profissional competente, que dirige uma entidade de Ponto e Pontão de Cultura, portanto, poderá receber inúmeros convites, para representar esses entes. Mas, levando em consideração o convite oficial, penso que a Patrícia poderia ir sim representando a área de Pontos de Cultura, e lá nesse espaço defender mais uma representação para compor esse conselho consultivo que aí sim poderia ser a representação da CNPdC.

    Pela compreensão…. Lucimar Weil

  15. Lembrando que existe um espaço específico para o tema da representação da CNPdC na Frente Parlamentar de Cultura que foi aberto em março/2011, pelo Zemma.

    Lucimar

  16. Comissão,

    Findado o término do prazo de comentários e considerações o Pontão comunica que estará no evento do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista de Cultura juntamente com os representantes da CNPdC que puderem somar a este ato tão importante para a construção de canais de diálogo e trocas com os parlamentares da Frente. Este é um trabalho de todos nós beneficiários do Programa Cultura Viva.

    Entendemos que o Pontão está realizando as demandas da Comissão tentando garantir espaço político importante e cumprindo seu papel articulador de uma secretaria executiva.

    Iremos com a tarefa de dialogar sobre a possibilidade de atendimento de demanda da CNPdC para que possa indicar composição colegiada para sua representação no Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura até o dia 28/05, após a reunião presencial da CNPdC em Brasília, concordam?
    Lembrem-se que podemos ser atendidos apenas em parte de nossas demandas. A Comissão está disposta a quê?

    Como o ato é aberto, contamos com o maior número de Pontos, representantes da CNPdC e demais movimentos que conseguiram se organizar para cumprir essa agenda de última hora. Virgílio garantiu presença, Hélio, Kim, Dayse. Mateus não se pronunciaram, Marly perdeu o vôo, Leila não confirmou presença, quem mais poderá estar conosco? O Pontão estará lá.

    A ida à Brasilia envolve outras agendas ao longo do dia somando as horas para retorno à Pirenópolis portanto será postado o relato apenas no dia 12/05. Certos da compreensão.

    Para os que puderem somar:

    Abaixo o endereço do café da manhã:
    Data: 11 de maio – 4º feira
    Horário: 8horas
    Local: Espaço Vip do Restaurante do SENAC, no 10º andar do anexo IV da Câmara dos Deputados Brasília/DF

    Cordialmente,

    Equipe Pontão


    Pontão de Articulação da CNPdC/COEPi
    Rua do Carmo, s/ nº – Bairro do Carmo
    Pirenópolis (GO) – CEP: 72980-000
    (62) 3331-1990 / (61) 8158-1938 Mário Brasil (coordenador)
    (62) 9204-8087 Patricia Ferraz (secretária executiva)
    (62) 8113-4535 Jussara Pinto (produção)
    http://www.pontosdecultura.org.br

  17. Prezada Comissão,

    Estive na implantação do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista em defesa da Cultura no Congresso Nacional. A presidente da frente Jandira Feghali abriu o encontro às 8:45 e o mesmo foi finalizado às 11:00. Muitos parlamentares se pronunciaram e foi aberta a fala para os representantes do Conselho que estavam presentes. O conselho é composto por 22 conselheiros da sociedade civil.O encontro contou com mais de 30 parlamentares (segundo assessora de Jandira) e cerca de 20 conselheiros.
    Pelos Pontos de Cultura estiveram presentes eu (Patricia – Pontão), o Virgílio Alencar (representante Goiás na CNPdC).

    A mesa era composta pela presidente da Frente (Jandira Feghali) e alguns deputados/senadores que se revezavam ao lado de Jandira e faziam o uso da palavra. Os que me lembro: Tiririca, Fátima Bezerra, Cristóvam Buarque, Stepan, Alessandro Molon, Marina Santana, Lidice). Confesso que não registrei os nomes de todos os parlamentares.

    Via de regra todos colocaram a importância da discussão em torno da cultura. E sinalizaram a importância da aprovação do vale cultura e sistema Nacional de Cultura, matérias que já estão no congresso para votação. E a base do governo (vários deputados que falaram) ressaltaram a competência da ministra.

    Alguns pontos abordados na minha fala:

    Agradecimento a Jandira pela iniciativa de instalação da frente e convite aos 22 representantes da sociedade civil para compor o Conselho Consultivo. O mesmo foi ampliado de 5 representantes dos deputados para 22 podendo assim contemplar os diversos segmentos culturais e artísticos, inclusive os Pontos de Cultura.

    Reivindicação para a presidente da frente que a representação dos Pontos de Cultura se dê na forma Colegiada pelo entendimento de ser a forma mais adequada para o tipo de movimento em rede que é e que a CNPdC ainda indicaria seus representantes titular e suplente para compor o Conselho Consultivo.

    Entendimento da Comissão da importância deste espaço de diálogo com os parlamentares e que a mesma é parceira da Frente para que continuarmos avançando nas conquistas na área da cultura.
    Apresentação da Marcha Nacional dos Pontos de Cultura pela Lei Cultura Viva no dia 25 de maio e Convite para os parlamentares da frente participarem conosco. Além de nossas bandeiras: Anistiar, Democratiza e Ampliar os Pontos de Cultura.

    Como pouco antes de nossa fala Jandira anunciou a todos os presentes que no dia 26 de maio terá audiência pública do PL Cultura Viva no Conselho de Educação e Cultura nos aproveitamos para apresentar nossa disposição em discutir e avançarmos na matéria junto ao legislativo.

    Foi compartilhado com a frente a preocupação do Movimento dos Pontos quanto aos acontecimentos no Ministério da Cultura; a dificuldade que o Movimento vem enfrentando para conseguir audiência com a Ministra desde janeiro e ainda não atendido pela mesma. E que nos levou a fazer uma carta direcionada à presidenta Dilma com solicitação de audiência mas que ainda não se confirmou.

    E que curiosamente no dia anterior (10/05) foi retirado a página do Cultura Viva do site do MinC. Neste momento Jandira visivelmente se indignou. Perguntou onde estava a Morgana pra responder sobre isso. E disse que a Frente iria apurar.

    Colocamos a importância dos parlamentares auxiliarem o Movimento para que avancemos nas reivindicações do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura e que lutemos para a manutenção e ampliação dos Pontos de Cultura e Programa Cultura viva como política de estado.

    Alguns conselheiros que falaram foram: Terena (Culturas populares), Tim Rescala (música), Maria Olímpia (Circo), Paulo miranda (rádios comunitárias), Sebastião (livro/literatura), Vera Bicalho (dança – Quasar), Andrea borda (memória e patrimônio), Patrícia (Pontos de Cultura) e Juliana (cultura digital).

    Falas significativas do Conselho
    Tim Rescala (música) – ressaltou a Reforma da LDA e a questão do ECAD. A gestão do MinC, incluiu a pauta do CC, falou sobre a terceira via
    JulPagul (cultura digital) – ressaltou a disposição do CD em colaborar com parlamentares para quaisquer dúvidas referentes a Soft Livre, Open Source, Creative Commons e demais temas relacionados a Cultura Digital. Necessidade da Frente atuar e a apoiar a CPI do ECAD, Reforma da LDA – o desmonte da DDI).

    Destaco também a fala da Jandira ao final da cerimônia: “estamos buscando dialogar com o Ministério, mas não conseguimos. Queremos colaborar com o MinC, mas parece que não existe espaço pra isso. Então, vamos buscar audiências públicas e inclusive o Ministério da Justiça já reforçou alguns pedidos”.

    ——————————————————-
    Agenda do Conselho Consultivo
    08.06.2011 – Indicativo de data da próxima reunião do Conselho consultivo da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura às 14h (detalhes serão enviados para os conselheiros).

    Agenda no Congresso

    26.05.2011 – Audiência Pública sobre o PL Cultura Viva (aproveitando a marcha dos PC dia 25)

    07.06.2011– Audiência Pública sobre Direito Autoral

    Lançamento da Frente nos Estados

    16.05.2011 – Audiência Pública da Frente Parlamentar no RJ – direitos autorais

    16.06.2011 – Lançamento da Frente Parlamentar em PE
    ————————————————————–

    Recebemos alguns documentos da Frente, o estatuto, composição do Conselho, informes. Encaminho anexo o estatuto, os demais informamos que encaminharemos na lista assim que recebermos por e-mail.

    Com o objetivo de buscar um trabalho de aproximação com a Frente, tivemos uma reunião com a deputada a Jandira Feghali, que nos recebeu na liderança do PCdoB, quando apresentamos algumas demandas nossas para a Frente Parlamentar. Participaram Virgílio Alencar (REPÚBLICA DO CERRADO/UFG – Goiás), Patrícia Ferraz (COEPI – Goiás e Pontão) e Kellen Casara (COLETIVO GENTE BRASIL – Goiás e DF).

    Sobre a representação dos pontos de cultura no Conselho Consultivo da Frente, a deputada Jandira disse que convidou Patrícia Ferraz mas que respeita a decisão coletiva da representação. Informou que não quer abrir o precedente de ser colegiada (conforme sugerimos) porque além de não estar previsto isto no estatuto da Frente, criaria um precedente com outros segmentos presentes no conselho.

    Apresentamos uma série de dados e reivindicações à deputada Jandira, como a falta de pagamento, a falta de conveniamento dos pontões, os programas que estão ameaçados em sua continuidade, as dificuldades com a direção do MinC, entre outros problemas. Jandira se mostrou solidária aos nossos apelos.

    Nos foi apresentado também que será feito uma exposição dos Pontos de Cultura de 23 a 27 de maio pela Frente e necessitam de nosso auxílio.

    O conselho consultivo é formado por 20 representantes da sociedade Civil
    Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Cultura
    Fórum Nacional de Secretários Municipais de Cultura
    Fóruns ou Comissões Nacionais de Pontos de Cultura
    Cultura Popular
    Circo
    Teatro
    Dança
    Música
    Audiovisual
    Artes Visuais
    TV (Associação brasileira de Canais comunitários – ABCCOM)
    Rádio (Associação brasileira de Rádios comunitários – ABRAÇO)
    Cultura Digital
    Cultura Urbana
    Livro, Literatura e Poesia
    Memória e Patrimônio Histórico
    Empresas Públicas e privadas, com notórias ações de incentivo, financiamento e patrocínio à cultura
    Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – CONSED
    Moda
    Design

    FRENTE PARLAMENTAR DA CULTURA
    Conselho Executivo:
    Presidência: Deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ)
    Primeira Vice-Presidência: Senador Cristovam Buarque (PDT/DF)
    Segunda Vice-Presidência: Deputado Antonio Roberto (PV/MG)
    Terceira Vice-Presidência: Deputado Stepan Nercessian (PPS/RJ)
    Primeira Secretaria: Deputado Angelo Vanhoni (PT/PR)
    Segunda Secretaria: Deputado Raul Henry (PMDB/PE)
    Terceira Secretaria : Senadora Marisa Serrano (PSDB/MS)
    Primeira Tesouraria: Deputada Rebecca Garcia (PP/AM)
    Segunda Tesouraria: Deputado Ariosto Holanda (PSB/CE)
    Membros Natos:
    Deputada Fátima Bezerra (PT) – Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados;
    Senador Roberto Requião (PMDB) – Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
    Coordenadores Estaduais e Coordenador do Distrito Federal:
    Acre: Deputado Gladson Cameli (PP)
    Alagoas: Deputado Givaldo Carimbão (PSB)
    Amapá: Deputado Sebastião Bala Rocha (PDT)
    Amazonas: Deputado Silas Câmara (PSC)
    Bahia: Deputada Alice Portugal (PCdoB)
    Ceará: Senador Inácio Arruda (PCdoB)
    Distrito Federal: Senador Rodrigo Rollemberg (PSB)
    Espírito Santo: Senadora Ana Rita (PT)
    Goiás: Deputada Marina Santana (PT)
    Maranhão: Domingos Dutra (PT)
    Mato Grosso do Sul: Deputado Fábio Trad (PMDB)
    Mato Grosso: Deputado Homero Pereira (PR)
    Minas Gerais: Deputado Domingos Sávio (PSDB)
    Pará: Deputado Luíz Otávio (PMDB)
    Paraíba: Senador Cícero Lucena (PSDB)
    Paraná: Deputada Cida Borguetti ( PP)
    Pernambuco: Deputada Luciana Santos (PCdoB)
    Piaui: Deputado Paes Landim (PTB)
    Rio Grande do Norte: Deputada Sandra Rosado (PSB)
    Rio de Janeiro: Deputado Jean Wyllys (PSOL)
    Rio Grande do Sul: Deputada Manuela D´Àvila(PCdoB)
    Rondônia: Deputada Marinha Raupp (PMDB)
    Roraima: Deputado Luciano Castro (PR)
    Santa Catarina: Deputada Carmen Zanotto (PPS)
    São Paulo: Deputado Tiririca (PR)
    Sergipe: Deputado Valadares Filho (PSB)
    Tocantins: Deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 8 =