Ata da Subcomissão de Mobilização da CNPdC

Reunião da Subcomissão de Mobilização da CNPdC

Pirenópolis, 18 de março de 2011

Apresentação dos GT e planos de trabalho

SUBCOMISSAO DE MOBILIZAÇAO:

  • O que é a mobilização:

A subcomissão de Mobilização tem como objetivo criar condições, de ordem objetiva e subjetiva, para o esclarecimento e posterior ação prática em torno das pautas apresentadas pela CNPC.

O esclarecimento visa à completa elucidação e informação sobre os temas a serem mobilizados. Cremos que só a partir do debate e do convencimento político em torno das bandeiras é que conseguiremos maior sucesso em nossas mobilizações.

É conhecido a confusão entre as tarefas da subcomissão de Mobilização, articulação e produção. Para isso, mobilização é toda ação interna dentro da rede dos pontos de cultura que crie ações de ordem prática em torno das bandeiras e pautas de nosso movimento dos Pontos de Cultura.

Muitas necessidades em torno da mobilização serão demandadas pelas outras subcomissões e GT’s. Para isso precisamos descentralizar tais tarefas e dividí-las entre outras áreas.

  • Como fazê-la:

O sucesso para uma boa mobilização depende de várias iniciativas que são complementares e transversais a várias subcomissões.

1. Para o sucesso de nossa mobilização diz respeito ao esclarecimento e informação em torno das bandeiras e pautas a serem mobilizadas. A área de formação pode ajudar nesse sentido;

2. A publicação de nossas intenções deve acontecer em breve. Uma interface com a comunicação também se faz necessária;

3. Para a criação das condições objetivas para o sucesso da mobilização, a área de produção deve apresentar ser consultada para tal tarefa;

4. Devemos criar condições de várias ordens objetivas e subjetivas para a comoção e sensibilização em torno das pautas a serem mobilizadas.

5. Tecnologia social e criatividade para criar formas viáveis e proveitosas de mobilização (visitas presenciais aos pontos, teatro-fórum, fanzine, vídeos na net, chat e fórum de debates, lista de e-mails)

6. Criar metas e prazos para aferir cotidianamente os resultados

 

Pautas a serem defendidas:

  • Projeto de Lei Cultura Viva

Apresentação: CAMPANHA para que a Lei Cultura Viva, siga para consulta pública a fim de ser discutido pela sociedade civil e posterior votação e implementação no formato de lei.

  • Lei do Direito Autoral

Apresentação: incentivo à discussão e mobilização sobre a Lei do Direito Autoral vistando a democratização dos bens culturais.

  • Ato pela Cultura Viva

Apresentação: preparar encontros regionais de discussão e mobilização em torno de uma consulta pública sobre a Lei Cultura Viva.

  • Seminário de formação

Apresentação: Realização de seminários nas cinco regiões do País, tendo em vista a formação político-cultural e informativa da ação Cultura Viva. (Preparar para a segunda quinzena do mês de julho)

  • TEIAS REGIONAIS e III CNC

Apresentação: iniciar discussão em torno da participação junto as Teias regionais e III Conferencia Nacional de Cultura

  • Rede dos Pontos de Cultura

Estimular os representantes da CNPdC a terem os dados estatísticos do Pontos de Cultura (federais, estaduais e municipais) – quantos são, onde estão, situação de repasse de recursos e outros dados relevantes.

 

Calendário:

1º Semestre:

• 30 de março –

a) composição da frente parlamentar de cultura.

Participação de 2 representações da CNPDC (critérios ser membro da atual da CNPdC)

A representação da CNPDC tem como tarefa propor que a frente peça uma agenda com a Presidenta Dilma, Pauta-Orçamento Programa Cultura Viva; articulação com Ministra Ana de Holanda.

Todas as mobilizações devem ter transmissão ao vivo;

b) Lançamento da campanha de auto-cadastramento dos Pontos de Cultura.

• Tirar representações regionais de mobilização com agenda on-line frequente;

• Meta curto prazo- 30 dias: 500

• Médio 3 meses: 2.000 pontos

 

• 18 de Abril – TEIA DE MOBILIZAÇAO

CUMPRA-SE OS EDITAIS – Debates, manifestações, atos públicos entre os pontos de cultura sobre a Lei cultura Viva. E campanha de recadastramento.

• Maio

Consultas públicas municipais, estaduais, regionais e distrital sobre a Lei Cultura Viva.

– Ações da campanha pelo Auto cadastramento dentro do ato.

• Maio (sugestão de data) – Caravana pela Lei Cultura Viva rumo a Brasília. (Manifestação cultural e política em defesa da Lei Cultura Viva.)

– Audiência publica nacional Lei cultura Viva – Frente Parlamentar da Cultura, Câmara dos deputados.

2º semestre:

• Lançamento da campanha Minha Sede minha Vida

GT : 02 Legislação, 02 de articulação, 02 mobilização e 02 de Produção

• III Conferência Nacional de Cultura

• Mobilização junto as Teia Regional

Observações:

  • Sustentabilidade e autonomia da subcomissão de Mobilização
  • (comunicação) Sítio da CNPC; organizar cadastro e serviço dos pontos

Capacitação no sistema de comunicação / site da comissão

SITE

Política editorial: (como postar em nosso sitio?) Editorial Subcomissão de Comunicação, em casos omissos consultar a executiva.

Eventos: individual

Notícias: pela sub-comissão

Comentários: individual

Representantes das subcomissões (quantos ou todos?): 02 pessoas de cada Subcomissão

Quórum para relevância de discussão: 2/3 de cada fórum regional ou 2/3 executiva da CNdC

Validação de quanto tempo para a pauta estar em discussão (votação): emergencial: 48 horas

outras: 15 dias

Repescagem da pauta. Qual prazo? 18 dias.

 

 

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